Notícias

Voltar

Workshop Entreolhares abre inscrições para aulas sobre conexões entre arte e arquitetura

Na segunda série de encontros realizados a artista Lais Myrrha é a convidada e conversa com os participantes sobre processos de criação artística, tendo como base o próprio projeto que desenvolveu especialmente para a 32ª; São 20 vagas para três dias de aulas abertas, voltadas a interessados em artes visuais, arquitetura e design de um modo geral

Entre 23 de agosto e 2 de setembro, o Itaú Cultural e a Bienal de São Paulo recebem inscrições para mais uma edição da série de workshops Entreolhares, realizada em parceria durante a 32ª Bienal de São Paulo – Incerteza viva. Com o tema Sobre projetos e processos, serão três dias de oficina, entre 15 e 17 de setembro, com a artista participante na exposição, Lais Myrrha. São 20 vagas disponíveis, para interessados em artes visuais, arquitetura e design independentemente de sua formação. Todas as aulas terão interpretação simultânea em Libras. 

O ponto de partida de Entreolhares – Sobre projetos e processos é o debate sobre os aspectos e as possíveis relações e injunções que existem entre a arte e a arquitetura e estimular a criação de meios de experimentação de processos criativos, que unam ou não estas duas áreas. A análise é a base do trabalho que a jovem artista mineira, selecionada para a 32ª Bienal de São Paulo – Incerteza viva preparou para a exposição.  

Lais Myrrha. Premio Pipa

Nos dias 15 e 16 de setembro, o workshop será no Itaú Cultural, na Sala Multiuso. Na primeira aula, Lais apresenta o tema e ensina os alunos a fazer um sketchbook, ou caderneta de anotação artística. No segundo dia, a discussão se amplia a partir de pesquisas trazidas pelos próprios participantes e assim segue para a conclusão das aulas, no dia 17, marcada para ser no Pavilhão da Bienal, no espaço Aula 3, no ambiente da 32ª Bienal de São Paulo – Incerteza viva. 

A proposta é que alunos elaborarem um pequeno bloco de registros contendo observações, desenhos e imagens sobre os espaços e percursos realizados durante os três dias de workshop, considerando noções de espaço, contexto e construção. 

Os interessados não precisam ter formação específica, apenas descrever a sua intenção de participar do workshop no ato da inscrição, que deve ser feita em www.itaucultural.org.br. No dia 8 de setembro, o instituto divulgará a lista dos 20 selecionados para o Entreolhares – Sobre projetos e processos, no mesmo site. A avaliação será feita pela organização do workshop.

Sobre Lais Myrrha
Lais Myrrha, é natural de Belo Horizonte e vive e trabalha em São Paulo. É mestre e doutoranda pela Escola de Belas-Artes da UFMG e bacharel em artes visuais pela Escola Guignard (UEMG). Contemplada com diversos prêmios, incluindo a I Bolsa Pampulha (2003), os prêmios da Funarte Projéteis (Rio de Janeiro, 2007) e Atos Visuais (Brasília, 2007) e o I Concurso Itamaraty de Arte Contemporânea, na categoria escultura (Brasília, 2011), a Bolsa Estímulo As Artes Visuais pela FUNARTE, em 2012, e no ano seguinte, o Prêmio Arte e Patrimônio, do IPHAN/Minc/Paço Imperial do Rio de Janeiro. Entre as exibições coletivas, destaque para a participação na 8ª Bienal do Mercosul, em Porto Alegre (2011) e, individuais, amostra Zona de Instabilidade (curadoria de Júlia Rebouças) na CAIXA Cultural São Paulo e Brasília (2013 e 2014, respectivamente), a selação para a 18ª edição do Festival Internacional de Arte Contemporânea do Videobrasil e a participação em Blind Field at the Karnnet Museum, no Estado de Illinois, nos Estados Unidos. Em 2014, Lais realizou o Projeto Gameleira 1971 no espaço Pivô, participou da exposição Greve na ediçaõ da SP-Arte daquele mesmo ano e apresentou Ensaio de Orquestra, no espaço Coletor, todos em São Paulo. Este ano, a artista participa da mostra dedicada à escultura contemporânea brasileira Brasil, Beleza ?!, no Museu Beelden aan Zee, Holanda, e tem obra comissionada para a 32ª Bienal de Arte de São Paulo – Inceteza viva.

Serviço:
Workshop
Entreolhares – Sobre projetos e processos
Com Lais Myrrha
De 15 a 17 de setembro (quarta-feira a sábado)
Dias 15 e 16, das 18h30 às 22h, no Espaço Multiuso/Itaú Cultural
Dia 17, das 10h às 13h, Aula 3/Pavilhão da Bienal
Inscrições: de 23 de agosto a 2 de setembro pelo site www.itaucultural.org.br
Divulgação dos selecionados: 8 de setembro, no mesmo site
20 vagas
Informações: 11 2168-1777

Cadastre-se em nossa newsletter e receba o e-book Conservação de Esculturas em Espaços Públicos
Cadastre-se em nossa newsletter e receba o e-book Conservação de Esculturas em Espaços Públicos