Notícias

Voltar

São Paulo recebe diversas homenagens culturais no dia de seu aniversário

No dia 25 de janeiro, sexta-feira, São Paulo completa 465 anos de história. E o presente é do paulistano! 

Entre exposições, shows e outras atividades culturais, quem vive na capital paulista terá - além de um feriado - a oportunidade de se jogar por entre suas ruas e curtir a programação que vários instrumentos culturais prepararam para o dia de festividade.

Entre as várias opções, uma é conhecer as esculturas públicas de São Paulo - e nos próximos dias você ainda pode ver como se faz o restauro e manutenção dessas obras. A ação idealizada pela Sequóia Produções, com patrocínio da Bombril, realiza no aniversário da cidade a limpeza de obras públicas no Parque Trianon, na Av. Paulista (que estará fechada para carros na data). No dia de aniversário da cidade, a equipe de manutenção realizará a limpeza e manutenção das obras Fauno (1944), de Victor Brecheret; Anhanguera (1935), de Luís Brizzolara e Busto de Joaquim Eugenio de Lima (1952), de Roque de Mingo. Uma ótima oportunidade para conhecer tais obras e ainda acompanhar o trabalho muitas vezes esquecido de manutenção de obras de arte.

Parabéns, São Paulo! Créditos: Joel Santana.

Além disso, muitos museus da cidade prepararam uma programação especial - alguns com entrada gratuita e com visitação prorrogada até meia-noite (ao todo, nove espaços culturais do Estado terão entrada gratuita e ficarão abertos até meia-noite). Para garantir o acesso à programação, todas as linhas do Metrô e da CPTM vão funcionar em horário especial na data, até 1h. MASP, MIS, MCBPinacotecaItaú Cultural são alguns dos espaços culturais que prepararam algumas das mais interessantes ações que acontecem em comememoração aos 465 anos da cidade - além da reabertura da Casa-Museu Ema Klabin. Confira a seguir o que esses espaços prepararam para o público paulistano:

ITAÚ CULTURAL
No dia do aniversário da cidade, o espaço inaugura "2039/20 – São Paulo Fora do Tempo", onde o fotógrafo Jairo Goldflus expõe uma série de retratos de personalidades de diversas áreas, junto de textos em que elas refletem sobre como será a cidade daqui a 20 anos. Esta exposição, que segue em cartaz até 3 de fevereiro, faz parte da parceria da instituição com a CBN e o SESC Avenida Paulista, que ainda prevê a transmissão do programa da rádio e a realização de shows ao ar livre.

Kobra. Foto: Jairo Goldfuls.

PINACOTECA DE SÃO PAULO
Na região da Luz, a Pinacoteca terá, das 10h à meia-noite, food trucks em seu estacionamento. Das 11h às 15h, o “Joga Junto” vai promover atividades educativas relacionadas às obras em exposição para as crianças e famílias. Das 13h às 15h, a “Visita Educativa: Ler a Cidade” vai conduzir os participantes a um passeio pelo entorno da região da Luz, com o objetivo de pensar a cidade e seus símbolos, história, arquitetura e mitos de origem. Às 18h, o auditório da Pinacoteca vai ser reinaugurado com pocket-show voz e violão de Zezé Motta, apresentando faixas de “O Samba Mandou me Chamar”, álbum recém-lançado pela cantora. Os visitantes poderão aproveitar, até meia-noite, as exposições em cartaz, entre elas, “Invenção de Origem”, “Coleções em Diálogo: Museu Histórico Nacional e Pinacoteca de São Paulo”, e “Rosana Paulino: a Costura da Memória” (maior mostra individual da artista reconhecida pelo enfrentamento de questões sociais que despontam a posição da mulher negra na sociedade contemporânea). Outras exposições ainda podem ser visitadas na Pina, confira.

Fachada do prédio da Pina Luz. (Foto: Fernanda Vieira/InfoArtSP)

MIS
No Jardim Europa, o Museu da Imagem e do Som – MIS, terá um evento pré-carnaval no dia 25, das 11h à meia-noite. Ao longo do dia, três blocos de carnaval – um deles voltado para crianças – vão comandar a festa com muita música. O evento terá também Dj’s, mostra de filmes e oficinas de maquiagem, adereços de cabeça e máscaras. Além disso, a megaexposição “Quadrinhos”, que revela a história das HQs no Brasil e no mundo, também será gratuita para todos os visitantes.

Revista com capa de Angelo Agostini (detalhe) - Revista Illustrada 80 (01.09.1877).

MCB
O Museu da Casa Brasileira, na Avenida Brigadeiro Faria Lima, vai comemorar o aniversário da cidade, às 11h, com show do sambista Chocolatte e a Velha Guarda da Vila Maria, que vão levar ao palco o melhor do samba raiz e canções de “Herança Popular”, o mais recente trabalho de Chocolatte. A partir das 20h, o Museu recebe a Fizz Jazz, com seu swing e tradicional jazz. Temas clássicos serão tocados de maneira própria e cheia de energia, além de músicas autorais dentro do estilo. Os amantes da história da metrópole poderão ainda participar de visitas orientadas ao acervo com o Educativo MCB, acerca do tema ‘A casa paulista nas coleções do Museu’, em dois horários: às 18h30 e às 21h30. O Restaurante Santinho do MCB também participa da homenagem à cidade de São Paulo: além do menu habitual do almoço, oferecerá, das 19h às 23h, um cardápio especial, inspirado na gastronomia paulista, além dos serviços de bar, com caipirinhas, bebidas alcoólicas e não alcoólicas.

Fachada do MCB. Créditos: divulgação.

MASP
O emblemático museu da cidade parabeniza quem estiver pela cidade com entrada gratuita e horário estendido. Das 10h às 22h, o público poderá visitar todas as exposições que estão em cartaz no espaço, entre elas "Rubem Valentim: construções afro-atlânticas", "Lucia Laguna: vizinhança" e a exposição do acervo do museu, com obras expostas nos famosos cavaletes de vidro de Lina Bo Bardi.

Da esquerda para a direita: Vincent van Gogh, O escolar, 1888; José Ferraz de Almeida Júnior, Moça com livro, 1879; Pierre-Auguste Renoir, Menina com as espigas, 1888 (Créditos: Tauã Miranda/InfoArtSP)

CASA-MUSEU EMA KLABIN
A Casa-Museu Ema Klabin, no Jardim Europa, reabre ao público no dia 25 de janeiro com visitas ao acervo e uma rica programação cultural. O espaço reúne mais de 1.500 obras, entre pinturas do russo Marc Chagall e do holandês Frans Post, dos modernistas brasileiros Tarsila do Amaral, Di CavalcantiPortinari e Lasar Segall; talhas do mineiro Mestre Valentim, mobiliário de época, peças arqueológicas e decorativas. No dia 25, a partir das 14h, a Casa-Museu oferece uma "Caminhada Fotográfica" pelo bairro do Jardim Europa. A ideia é que os participantes registrem características desse tradicional bairro paulistano pensando sua relação com o desenvolvimento da cidade. A inscrição é gratuita e está aberta no site da instituição.

Vistas do espaço da instituição, no Jardim Europa. Créditos: Divulgação.

Confira a programação completa nas instituições da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado e também as inúmeras exposições para visitar durante o feriado em nossa agenda.

Cadastre-se em nossa newsletter e receba o e-book Conservação de Esculturas em Espaços Públicos
Cadastre-se em nossa newsletter e receba o e-book Conservação de Esculturas em Espaços Públicos