Notícias

Voltar

Rose Klabin lança livro com retrospectiva de sua carreira na Art Rio 2019

A investigação do corpo feminino é o eixo central da obra da consagrada artista Rose Klabin, sua obra singular agora pode ser conferida em um livro inédito que retoma grandes marcos de sua trajetória artística. O lançamento da publicação será no Rio de Janeiro, local onde nasceu, em 18 de setembro, na ArtRio e, em 22 de setembro, na Livraria da Travessa, em Ipanema.


3064 peles, 2019, Rose Klabin. Fotografia, impressão digital em papel 100% fluff de celulose - Copia

"A trajetória da artista Rose Klabin nos leva a um mergulho no autoconhecimento; leva a ver e a repensar a nossa própria ancestralidade e o nosso papel no mundo. Rose muitas vezes trabalha, de forma crítica e política, seu lugar enquanto sujeito, cidadã, mulher e artista", afirma o curador Douglas de Freitas no texto Sutartine, uma das análises que faz parte do livro. 

A publicação foi organizada por Freitas e reúne outros quatro textos críticos sobre a obra da artista, são eles: “A parteira no deserto”, de Rafael Vogt Maia Rosa; “Memória como resistência”, de Fernanda Lopes; “Altos e baixos e ciclos”, Juliana Monachesi; e “CV”, de Paula Alzugaray. Manassés Martins é o responsável pelas versões traduzidas para o inglês.


Capa do livro Rose Klabin

O marco inicial do livro é a performance Rose Klabin S.A, realizada na SP-Arte de 2009, trabalho que reflete sobre o mundo industrial, corporativo. Ao final da publicação é possível conferir sua produção mais recente, um conjunto de esculturas de mármore em instatalação imersiva, apresentado em 2018 em seu ateliê.

 

Cadastre-se em nossa newsletter e receba o e-book Conservação de Esculturas em Espaços Públicos
Cadastre-se em nossa newsletter e receba o e-book Conservação de Esculturas em Espaços Públicos