Notícias

Voltar

Regina Silveira estreia projeto de arte em revista de palavras cruzadas

Parceria entre editoras Ikrek e A Recreativa levará arte para páginas centrais da revista de passatempos A Recreativa

A Ikrek Edições, editora especializada em livros de artista, em parceria com a revista de palavras cruzadas e passatempos A Recreativa, inicia um novo projeto de arte impressa: a ocupação da dupla central da revista A Recreativa por um artista contemporâneo. A artista Regina Silveira inaugura este projeto. A edição da revista que recebe a obra de Regina Silveira será lançada no dia 13 de agosto, na Luciana Brito Galeria, junto com o encerramento de sua exposição “Tramados”, no local.

Obra “Pinta-Ponto” (1977) de Regina Silveira, parte da série “Jogos de Arte”, que ganha exposição na Luciana Brito Galeria em 13 de agosto

O intuito deste projeto é que seja criada uma intervenção artística num meio impresso que não circula propriamente no universo das artes visuais, mas que toma a palavra (e seus múltiplos desdobramentos, inclusive imagético) como forma de expressão. Não se trata de um print especial, ou encarte numerado. A obra usa o mesmo papel, impressão e acabamento da revista, misturando-se a ela.

Regina Silveira, Pinta Ponto

Para esta estreia, Regina Silveira escolheu a obra ‘Pinta- Ponto” de sua série Jogos de Arte”, realizada em 1977, a partir de apropriações de imagens e da sintaxe das revistas de palavras cruzadas e passatempos. Fazem parte da série, dentre outras, as conhecidas obras “Pudim Arte Brasileira”, “Rebus para Duchamp”, “Labirinto”, e “Jogo dos Erros”. No lançamento do projeto, a Luciana Brito Galeriaexibirá os trabalhos originais da série “Jogos de Arte”.

Entre os artistas já confirmados para estampar suas obras nas páginas de A Recreativa estão Ana Luiza Dias Batista, Carmela Gross, Clara Ianni, Gustavo Von Ha, Iran do Espírito Santo, Lenora de Barros, Nino Cais, Roberto Winter, Rochelle Costi e Traplev. Mais informações em www.ikrek.com.br

Regina Silveira
Nasceu em Porto Alegre, Brasil, em 1939. Possui bacharelado em artes plásticas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e mestrado e doutorado pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo, em cujo Departamento de Arte lecionou durante muitos anos. Na década de 70, começou a usar imagens apropriadas em suas impressões. Também foi pioneira da videoarte no Brasil. Além de ter realizado diversas exposições individuais por todo o mundo, participou de três edições da Bienal de Havana e da Bienal de São Paulo, da 2a Bienal do Mercosul, da 6a Bienal de Taipei, da Trienal de Setouchi no Japão (2016), entre muitas outras. Seu trabalho faz parte das coleções da Foundation for Contemporary Performance Arts, em Nova York, do Centro de Arte Contemporânea Inhotim, do Museo de Arte Moderno de Buenos Aires, Museu de Arte Contemporânea de São Paulo, Museu de Arte de São Paulo, Museu de Arte Moderna de São Paulo, Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, Pinacoteca do Estado de São Paulo e do MoMA, em Nova York, entre outras. Em 2013, Regina Silveira ganhou o Prêmio MASP, por sua significativa trajetória como artista. 

Regina Silveira

Luciana Brito Galeria
Fundada em 1997 com o intuito de difundir globalmente a produção brasileira e de divulgar, no Brasil, o trabalho de artistas de relevância mundial, a Luciana Brito Galeria já nasceu como um projeto de vocação internacional e intergeracional. Constituída como um espaço aberto ao diálogo, inclui entre suas representações espólios de nomes essenciais do Concretismo nacional, como Waldemar Cordeiro e Geraldo de Barros; artistas estabelecidos e renomados mundialmente, dentre os quais encontram-se Regina Silveira, Marina Abramović, Caio Reisewitz e Héctor Zamora; e jovens que começaram a produzir a partir do século 21, como Tiago Tebet. Em abril de 2016, após quinze anos na Vila Olímpia, a galeria se transferiu para uma residência modernista projetada por Rino Levi com paisagismo de Burle Marx, no Jardim Europa. Com a troca de endereço, dá início a um projeto em que a herança arquitetônica modernista e questões urbanísticas integram-se à produção visual contemporânea, em busca de novas formas de perceber e mostrar arte.  

Serviço:
Regina Silveira apresenta “Jogos de Arte”  @ Luciana Brito Galeria
Data: sábado, 13 de agosto, das 12h às 18h 
Local: Avenida Nove de Julho, 5162 – Jardim Europa 
Telefone: (11) 3842-0634 
Mais informações: www.lucianabritogaleria.com.br

Cadastre-se em nossa newsletter e receba o e-book Conservação de Esculturas em Espaços Públicos
Cadastre-se em nossa newsletter e receba o e-book Conservação de Esculturas em Espaços Públicos