Notícias

Voltar

Programa Rumos Itaú Cultural lança convocatória para projeto Obscuro Fichário dos Artistas Mundanos

Em quase 20 anos de atuação, o programa Rumos Itaú Cultural possibilitou ações artísticas e culturais que alcançaram mais de 5,1 milhões de pessoas, selecionou artistas, pesquisadores e produtores, construiu relações culturais e afetivas e gerou outros programas, reinventando-se a cada edição.

Até 24 de janeiro, artistas e interessados de diversas áreas de atuação de todo o país podem participar da convocatória do projeto Obscuro Fichário dos Artistas Mundanos, organizado pela jornalista e produtora cultural Clarice Hoffmann. O projeto selecionado no Rumos Itaú Cultural 2013-2014, reúne 403 verbetes produzidos pela extinta Delegacia de Ordem Social e Política de Pernambuco (DOPS/PE), dedicado à identificação e controle de pessoas que passaram por aquele estado entre 1934 e 1958, cuja profissão estaria vinculada à área artística.

Serão contempladas de três a cinco propostas voltadas para a divulgação da pesquisa sobre artistas fichados em Pernambuco na Era Vargas que receberão bolsas de R$ 5 mil a R$ 10 mil para desenvolvê-las. Obscuro Fichário dos Artistas Mundanos reúne 403 verbetes de pessoas que atuavam no campo das artes e do entretenimento registradas pela DOPS de Pernambuco entre 1934 e 1958, resultando em um extenso mapeamento da cena cultural alternativa do Recife durante o período do Estado Novo.

A convocatória recebe propostas inéditas voltadas para a produção de narrativas para mídias digitais livremente inspiradas na releitura dos verbetes do DOPS/PE e do levantamento de Obscuro Fichário dos Artistas Mundanos, disponibilizado no íntegra no site obscurofichario.com.br, considerando todas as suas plataformas de produção e de publicação: o próprio site, as páginas nas redes sociais e/ou o catálogo que será divulgado como conclusão de todo o projeto. Os interessados devem fazer o download da ficha de inscrição no próprio site da pesquisa e enviá-la preenchida, com um descrito de no máximo 15 mil caracteres, previsão de orçamento, e qualquer outro material complementar como, vídeos, portfolio e links, para o e-mail obscuroficharioconvocatoria@ gmail.com até 24 de janeiro. 

Todas as propostas passarão por uma comissão avaliadora formada pela autora Clarice Hoffmann, Clarissa Diniz e Gleyce Heitor, respectivamente curadora assistente e coordenadora pedagógica do Museu de Arte do Rio (MAR), designer Daniela Brilhante, o professor de História da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e do programa de pós-graduação em História da Universidade Federal de Pernambuco, Durval Muniz de Albuquerque e pelo produtor de cinema, João Vieira Junior. 

Os selecionados serão anunciados até 04 de fevereiro no site do projeto e o resultado final destes trabalhos será inserido no próprio site. Formarão, assim, parte de uma mostra coletiva de livre acesso, além de serem promovidas palestras em São Paulo e em Recife sobre o projeto, seguidas do lançamento de um catálogo impresso com toda a iniciativa. 

Clarice Hoffmann começou Obscuro Fichário dos Artistas Mundanos em 2004, quando pesquisava sobre mulheres negras em Pernambuco e teve acesso a 12 mil prontuários do DOPS/PE sobre 430 personalidades registradas em Recife entre 1930 e 1950, além de 2 mil recortes de jornais de diferentes hemerotecas digitais e a levou ao conhecimento de que sua avó, a atriz Gusta Gamer, havia sido fichada pela polícia durante o regime ditatorial da Era Vargas. Deste levantamento, ela chegou a 403 fichas de nomes de pessoas que vão da letra M a Z, além de 28 prontuários sobre homens e mulheres de diversas nacionalidades que habitaram ou apenas passaram pela cidade pernambucana e que, em paralelo, formaram outras cartografias da cidade. São artistas circenses, cantores de rádio, bailarinas de salão, transformistas, ilusionistas, dançarinos russos, chineses e tantos outros. 

SERVIÇO

Obscuro Fichário dos Artistas Mundanos
Convocatória artística nacional
Até 00h de 24 de janeiro de 2016
Regulamento e download para ficha de inscrição: http://obscurofichario.com.br