Notícias

Voltar

Parque do Ibirapuera celebra seu aniversário com projeções ao ar livre na Oca

Nesta semana o Parque do Ibirapuera, pulmão verde de São Paulo e um importante polo cultural da cidade, celebra 65 anos(21/8). O local tem 1,5 milhão de m² e recebe mais de 14 milhões de visitantes por ano, tornando-se o parque mais visitado da América Latina. O Parque, inaugurado em  21 de agosto de 1954, abriga 5 museus e diversas esculturas em seus jardins, é um refúgio da correria paulistana em que se respira arte.

Para comemorar essa data, o Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM), com patrocinio da Lacta, preparou uma programação especial, e o InfoArt não poderia ficar de fora! Haverá uma visita mediada com lanternas ao Jardim de Esculturas do MAM São Paulo e a projeção de dois filmes ao ar livre na OCA na quarta(21) e no domingo(25).

Créditos: Acervo da Secretaria Municipal da Cultura 

O primeiro deles é uma produção do InfoArt, o documentário “Conservação de esculturas em espaços públicos” (20’) realizado pela Sequóia Produções e patrocinado pela Bombril. O filme dirigido pelo artista visual Rodrigo Kassab narra uma parte da história de São Paulo, por meio de entrevistas, imagens historicas da cidade (acervo da Secretaria Municipal da Cultura) e imagens do processo de restauro de esculturas da Praça da Sé, do Parque Trianon e do próprio Jardim das Esculturas do MAM , realizado entre 2018 e 2019.

Em “Pixinguinha e Velha Guarda do Samba”(10’), uma filmagem feita por Thomaz Farkas, em 1954, data da inauguração do parque, revela a apresentação icônica de Pixinguinha e sua turma.


Créditos: Frontera Filmes

Serviço
21/08, quarta-feira
18h30
Uma noite no jardim
Visita mediada com lanternas ao Jardim de Esculturas do MAM São Paulo
Traga sua lanterna. Encontro na recepção do museu às 18h

19h - 21h
Exibições do mam na Oca
Projeção ao ar livre sobre a cobertura da Oca
Conservação de esculturas em espaços públicos
Pixinguinha e a Velha Guarda do Samba

25/08, domingo
10h30
Visita mediada ao jardim de esculturas
Encontro na recepção do museu às 10h

18h30 - 20h30
Exibições do mam na Oca
Projeção ao ar livre sobre a cobertura da Oca
Conservação de esculturas em espaços públicos
Pixinguinha e a Velha Guarda do Samba

*A programação completa tem entrada livre e gratuita

Sobre os filmes
Conservação de esculturas em espaços públicos (Direção: Rodrigo Kassab; Produção InfoArt, cor, 20', 2019)
O projeto de mesmo nome, patrocinado pela Bombril, promoveu a limpeza, conservação e restauração de 41 esculturas e monumentos históricos da cidade de São Paulo. A ação foi realizada pela Sequoia Produções em parceria com o Ateliê Julio de Moraes e sua execução durou 8 meses. Os locais contemplados foram a Praça da Sé, o Parque Trianon e o Jardim das Esculturas do MAM no Parque Ibirapuera.

Pixinguinha e a Velha Guarda do Samba (Ricardo Dias e Thomaz Farkas, cor e pb, 10', 1954-2006)
Em abril de 1954, nos festejos do IV Centenário de São Paulo, Thomaz Farkas filmou uma apresentação de Pixinguinha com a Velha Guarda do samba. O filme recupera esse material, perdido por 50 anos.

Sobre o MAM São Paulo
O Museu de Arte Moderna de São Paulo é uma sociedade civil de interesse público, sem fins lucrativos, fundada em 1948 com a missão de colecionar, estudar, incentivar e difundir a arte moderna e contemporânea, tornando-a acessível ao maior número de pessoas possível. Sua coleção conta com mais de 5.500 obras. Tanto a coleção como as exposições privilegiam o experimentalismo, abrindo-se para a pluralidade da produção artística mundial e a diversidade de interesses das sociedades contemporâneas.

Sobre a Oca
Reconhecida e protegida como patrimônio cultural nas esferas estadual, municipal e federal, é parte integrante do conjunto de instalações, projetado pela equipe liderada pelo arquiteto Oscar Niemeyer, que foi construído no Parque Ibirapuera com a perspectiva de permanecer como um legado permanente das festividades ali organizadas por ocasião das comemorações do Quarto Centenário da Cidade de São Paulo, em 1954. Destaca-se por sua volumetria arredondada construída em concreto armado, material inédito na época. Atualmente, faz parte da salvaguarda do Museu da Cidade de São Paulo e abriga eventos e exposições.  

Sobre o InfoArtSP
O InfoArtSP é uma multiplataforma das artes visuais de São Paulo para divulgação, análise de mercado e geração de conteúdo. Com uma agenda detalhada de exposições que acontecem em museus, instituições, galerias de arte, feiras e espaços alternativos, o INFOARTsp disponibiliza informações para que nossos leitores encontrem além da exposição perfeita na capital paulista, cursos, workshops, palestras e notícias. Propiciar a legitimação de artistas e obras da arte brasileira e alargar as relações dos leitores com o mundo das artes visuais é o intuito do InfoArt SP.

Sobre a Waba
A Waba acredita no poder do momento e cria experiências extraordinárias para engajar pessoas e construir amor pelas marcas.

 

Cadastre-se em nossa newsletter e receba o e-book Conservação de Esculturas em Espaços Públicos
Cadastre-se em nossa newsletter e receba o e-book Conservação de Esculturas em Espaços Públicos