Notícias

Voltar

Parceria da Belas Artes e SP-Arte apresentam trabalhos de Performance na 12ª edição da feira

O Centro Universitário Belas Artes de São Paulo vai participar pela segunda vez consecutiva da SP-Arte, Feira Internacional de Arte de São Paulo, que acontece entre os dias 07 e 10 de abril. O evento, que apresenta as principais galerias do Brasil e do mundo, acontece no Pavilhão da Bienal e está em sua 12ª edição.

A parceria inédita entre a instituição e a Feira, que aconteceu no ano passado, incentivou a ampliar o setor Performance para a edição deste ano. Desta vez, o projeto, que em 2015 foi protagonizado por alunos recém-formados da Belas Artes, será aberto para artistas de todo Brasil. Serão selecionadas dez performances que serão apresentados todos os dias da feira.


Performances apresentadas por artistas formados na Belas Artes na edição passada na SP-Arte. Donas, sete histórias impessoais (Márcio Moreno, 2009)

Para participar do processo de seleção, os artistas poderão inscrever suas performances (com descritivos, explicações e imagens) através do e-mail artes@belasartes.br até o dia 26 de fevereiro. Os trabalhos serão avaliados por uma comissão julgadora composta por Cauê Alves, professor e coordenador do curso de Artes Visuais da Belas Artes; Fernanda Feitosa, diretora e idealizadora da SP-Arte; Solange Farkas, curadora e diretora da Associação Cultural Videobrasil, responsável por trazer ao Brasil nomes de peso da arte internacional como Bill Viola, Gary Hill, Peter Greenaway e Olafur Eliasson.

A divulgação dos dez artistas selecionados acontece até o dia 11 de março e os dois melhores trabalhos receberão prêmios – o primeiro lugar vai ganhar dois meses de residência artística (no período de 8 agosto a 3 outubro) no Instituto Sacatar, que é membro da Res Artis, the worldwide network of artist residencies e da Alliance of Artists Communities, localizado na Ilha de Itaparica, na Bahia. O segundo lugar receberá uma bolsa de estudos para um curso de pós-graduação no Centro Universitário de São Paulo.


Psicoretrato (Tatiana Schmidt, 2010)

Confira o edital do concurso e a ficha de inscrição no site da instituição e abaixo o cronograma completo sobre o processo de seleção das obras.

De 29 de Janeiro a 26 de fevereiro – período para envio dos trabalhos.
Até o dia 10 de março – avaliação dos trabalhos pela comissão julgadora.
Até 11 de Março – divulgação dos 10 selecionados.
6 de abril - abertura SP-ARTE para convidados.
7 a 10 de Abril – SP-ARTE