Notícias

Voltar

Painel de Tarsila do Amaral é restaurado e reinaugurado pelo CCSP em homenagem ao Mês da Mulher

Pintura “Procissão” pode ser vista gratuitamente a partir do dia 22 de março. 

A obra pertence à Coleção de Arte da Cidade de São Paulo (antiga Pinacoteca Municipal), e está sob guarda do Centro Cultural São Paulo.

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura, reinaugura o painel pintado a óleo Procissão (1954), de Tarsila do Amaral. O evento, realizado na sexta-feira (22/3), no Centro Cultural São Paulo (CCSP) foi organizado pelo secretário municipal de cultura, Alê Youssef, e a diretora do CCSP, Erika Palomino em homenagem ao Mês da Mulher. A obra monumental, de 2,52m por 7,04m, permanecerá em exposição no centro cultural até o dia 5 de maio e destaca o trabalho de restauro primoroso realizado pela equipe do CCSP, iniciativa patrocinada pelo Art Conservation Program, do Bank of America Merril Lynch.

"É uma imensa alegria que neste mês da mulher tivemos a possibilidade de inaugurar essa preciosidade criando essa sinergia artística em um momento tão especial em que a cidade de São Paulo se coloca como uma metrópole aberta culturalmente para a valorização da cultura e que busca alternativas para o entretenimento. A primeira coisa que fiz como secretário de Cultura foi ajudar o acervo do CCSP, que era um antigo desejo pessoal. Sempre fui um grande fã desse espaço que representa a vanguarda paulistana”, afirmou o secretário de Cultura, Alê Youssef, para a Secretaria Especial de Comunicação da Prefeitura.

Pertencente à Coleção de Arte da Cidade de São Paulo (antiga Pinacoteca Municipal), sob guarda do Centro Cultural São Paulo, a obra integrou a Exposição Histórica de S. Paulo, realizada na Oca, em 1954.

A obra foi inaugurada na sexta-feira, 23 de março, e permanece em exibição no centro cultural até 5 de maio de 2019. Foto: Luiz Guadanoli / SECOM.

Serviço
Obra: Procissão (1954), de Tarsila do Amaral.
Datas e horários: Em exibição ao público entre os dias 22 de março e 5 de maio de 2019. De terça-feira a domingo, das 10h às 22h. 
Local: Centro Cultural São Paulo (CCSP - Piso Caio Graco) | R. Vergueiro, 1.000 - Paraíso, São Paulo (próximo da estação Vergueiro do metrô).
Entrada livre e gratuita.

Cadastre-se em nossa newsletter e receba o e-book Conservação de Esculturas em Espaços Públicos
Cadastre-se em nossa newsletter e receba o e-book Conservação de Esculturas em Espaços Públicos