Notícias

Voltar

Ocupando pouco espaço Semana de Arte prima pela qualidade

A Semana de Arte abriu na noite desta quinta-feira (17) as portas de sua feira de arte para imprensa e convidados no Hotel Unique, em São Paulo. Após realizar atividades culturais ao longo da semana, que continuam até o próximo domingo (20), 35 galerias nacionais e internacionais ocupam pelos próximos três dias o subsolo do hotel com arquitetura elaborada por Ruy Ohtake, no bairro dos Jardins, em São Paulo.

Comandada por um grupo experiente, formado pela galerista Luisa Strina, o merchand Thiago Gomide, da Bergamin & Gomide, o produtor Emilio Kalil e o crítico Ricardo Sardenberg, a Semana de Arte apresenta uma feira diferente da Sp-Arte - a maior feira de São Paulo e do continente -, onde menos é mais.

"Trabalhadores", de Di Cavalcanti, na entrada da feira (Foto: Tauã Miranda/InfoArtSP)

Tendo a maioria das galerias expositoras optado por apresentar obras de, no máximo, até três artistas, a feira tomou ares de exclusividade, e focou na curadoria, na montagem dos espaços e na qualidade dos trabalhos. A grande tela "Trabalhadores", do modernista Di Cavalcanti, que recebe os visitantes na entrada da feira ao lado de outro grande trabalho de Los Carpinteiros, já chama a atenção e demonstra o que pode se esperar dos outros stands, mas a variedade de nomes e períodos reunidos no pequeno espaço surpreende.

"Seja marginal seja herói", de Hélio Oiticica (Foto: Tauã Miranda/InfoArtSP)

Artistas como Volpi, Guignardi, Pancetti, Cícero Dias, Lygia Clark, Hélio Oiticica, Leon Ferrari, Nelson Leiner, Tunga, Flávio de Carvalho, Carmela Gross, Ana Elisa Egreja e muitos outros artistas estão presentes em galerias de renome, alguns com obras que podem ultrapassar os R$20 milhões.

Variando em forma e tamanho, e ocupando muito menos do que três pavilhões da Bienal ou um porto inteiro no Rio de Janeiro, a Semana de Arte encontrou seu espaço criando não só uma feira de arte, mas uma semana voltada para a arte e a cultura.

Confira algumas fotos:

Tunga (Foto: Tauã Miranda/InfoArtSP)

Lygia Clark (Foto: Tauã Miranda/InfoArtSP)

Los Carpinteiros (Foto: Tauã Miranda/InfoArtSP)

Cícero Dias (Foto: Tauã Miranda/InfoArtSP)

Antônio da Veiga Guignard - Van Gogh (Foto: Tauã Miranda/InfoArtSP)

Ana Elisa Egreja (Foto: Tauã Miranda/InfoArtSP)

Carmela Gross - Tupi, 2014 (Foto: Tauã Miranda/InfoArtSP)

León Ferrari (Foto: Tauã Miranda/InfoArtSP)

León Ferrari (Foto: Tauã Miranda/InfoArtSP)

Serviço
Semana de Arte
Datas e horários: nesta sexta (18) e sábado (19), das 12h às 20h; domingo (20), das 12h às 18h.
Local: Hotel Unique | Av. Brigadeiro. Luís Antônio, 4700 - Jardins, São Paulo.
Entrada: R$80,00

Cadastre-se em nossa newsletter e receba o e-book Conservação de Esculturas em Espaços Públicos
Cadastre-se em nossa newsletter e receba o e-book Conservação de Esculturas em Espaços Públicos