Notícias

Voltar

MIS recebe 10ª edição do Conexão Cultural São Paulo

Com o objetivo de integrar as pessoas e a cidade por meio da arte, o Conexão Cultural São Paulo reúne exposição, feira de artesanato, música e gastronomia no Museu da Imagem e do Som de São Paulo (MIS-SP). Com o tema "Mulheres que transformam SP", a décima edição, que acontece no dia 9 de julho de 2016, com entrada gratuita, traz obras, reflexões, debates e projetos realizados exclusivamente por mulheres, fortalecendo o debate sobre a participação feminina na sociedade.

Evento promove o debate sobre igualdade de gênero na sociedade (Divulgação)

Confira a programação completa a seguir e programe-se:

Exposição
"O Olhar Feminino que Transforma São Paulo" - Das 12h às 20h | Foyer.
Com o intuito mostrar a força de transformação do público feminino na cidade de São Paulo por meio da fotografia, o MIS e o Conexão Cultural convidam a todas a participar da exposição "O Olhar Feminino que Transforma São Paulo". Participe da convocatória “#conexaomis, o olhar feminino na fotografia”. Por meio do aplicativo Instagram, serão selecionadas as melhores fotos que mostram como a mulher transforma a cidade de São Paulo.

Arte urbana
"Mulheres que fazem" - Das 12h às 17h | Área Externa.
Mag Magrela e Paula Rezende pintam imagens que representam “a mulher que faz”.

Gastronomia
Das 12h às 20h | Área Externa.
Chefs e empreendedoras na área da gastronomia como Bel Coelho, As Lourdetes e Deepali apresentam pratos e comidinhas especiais.

Gastronomia, arte, debate, cinema e música se misturam durante o dia do evento (Divulgação)

Artesanato
Das 12h às 20h | Área Externa.
Roupas sustentáveis, bancos, impressos feitos por mulheres que inspiram inovação, delicadeza e transformação.

Oficinas
"Oficina de Capoeira com o Grupo QUILOMBELAS" - Das 12h às 13h30| Área Externa.
As Quilombelas (mulheres do grupo Quilombola de Luz Capoeira) propõem uma oficina para compartilhar o treinamento técnico e vivenciar momentos proporcionados pela roda de capoeira representada como espaço de luta, resistência e conhecimento do próprio corpo além de um instrumento de rompimento das barreiras sociais e busca pela autonomia feminina.

"Oficina de Defesa Pessoal Para Mulheres" - Das 13h30 às 15h | Foyer.
A oficina busca ensinar técnicas de reação utilizadas para preservar a integridade física de forma simples e eficaz através do Kung Fu. As participantes aprenderão a forma mais adequada de reagir em situações de risco através do conceito da defesa pessoal, que proporciona a todas uma melhoria da condição física e psicológica. A aula será ministrada por Isadora Carvalho Gouvêa, faixa preta de Kung Fu estilo Choy Lay Fut e profissional de Educação Física.

Debates
"Violência Contra a Mulher" - 15h | Auditório MIS.
Representantes de coletivos feministas e defensoras do direto da mulher debatem sobre o papel da mulher na sociedade contemporânea, assim como os desafios que ela enfrenta com relação à violência com Anna Lívia da ONG Minha Sampa; Ana Carolina; Advogada OAB com foco para mulheres; e Ana Lucia Keunecke da ONG Artemis. Moderação Marília Neustein (jornalista do Estadão).

"Mulher no poder ainda incomoda?" - 18h30 | Auditório MIS.
Convidamos quatro mulheres de destaque da cena cultural e política de São Paulo para debater o crescimento e a importância da participação da mulher como protagonistas em diversos segmentos na sociedade. O protagonismo feminino ainda incomoda? Por que parte da sociedade ainda lida com resistência à mulheres em papéis de destaque? Convidadas: Eliane Dias (produtora e empresária do grupo Racionais MC’s), Tata Amaral (cineasta), Ligia Moreiras Sena (representante do coletivo “Cientista que virou mãe”), Barbara Gancia (jornalista e colunista do jornal Folha de S. Paulo, atualmente é também uma das apresentadoras do programa Saia Justa, do canal GNT) e mediação de Adriana Couto (jornalista e apresentadora do programa Metrópolis).

Cinema
"Que Horas Ela Volta?" - 16h30 | Auditório MIS.
Val, uma mulher que deixou a filha no interior de Pernambuco e foi ser babá em São Paulo, atrás de estabilidade financeira. Treze anos depois, sua filha resolve ir para São Paulo tentar vestibular. Mas a menina não se comporta do jeito que os patrões de Val esperam.

Sarau
"Mulher na Arte" - Das 19h às 20h | Área Externa.
Selecionamos artistas que buscam os sentidos possíveis da mulher, por meio da literatura, da música, das performances corporais etc. O principal objetivo deste encontro é trazer à luz toda a produção cultural que tem sido feita apenas por mulheres, com foco em diminuir a desigualdade de gêneros que nos assombra há séculos e séculos. Haverá, também, espaço para o microfone aberto e distribuição de poemas impressos, selecionados especialmente para este dia. A curadoria é de Mariana Portela. Formada em Psicologia pela PUC – SP e pós-graduada em Comunicação e Cultura pela Universidade de Lisboa. Organiza saraus desde que voltou de Portugal, em 2009. Foi curadora do Sarau Mundano, do Sarau Garrafas, do Sarau da Lume e dos projetos especiais Tejo Bar em São Paulo e Tejo Bar em Olinda.

Música
Clarianas - 17h | Área Externa.
Clarianas é um grupo musical formado por 3 cantoras/atrizes (Martinha Soares, Naloana Lima e Naruna Costa), um rabequeiro/violinista (Giovani Di Ganzá) e uma percussionista (Fefê Camilo), que tem como mote principal a investigação da voz da mulher “ancestral” na música popular do Brasil a partir do contexto da música “natural”, de tradição popular, dos cantos caboclos de matriz ‘africanordestina-indígena- periférica’, das comunidades brasileiras.

Anelis Assumpção - 20h | Área Externa.
Anelis Assumpção é uma cantora e compositora brasileira. Seu estilo mescla influências de dub, reggae, afrobeat, rap, música de cabaré, samba e bossa nova. Filha de Itamar Assumpção, a paulista iniciou a carreira aos 18 anos e compõe a maioria das músicas que grava. “Anelis Assumpção e Os amigos imaginários” é o segundo disco da cantora e esteve em algumas das principais listas de premiação do ano de 2014 sendo em alguns casos o primeiro lugar, além de dar à Anelis o prêmio de melhor intérprete de 2014 pela APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte).

Anelis Assumpção se apresenta às 20h no MIS (Divulgação)

serviço
Conexão Cultural São Paulo - "Mulheres que transformam SP".
Data e horário: 09 de julho de 2016. Das 12h às 20h.
Local: MIS - Museu da Imagem e do Som | Avenida Europa, 158 - Jardim Europa.
Entrada livre e gratuita.

Cadastre-se em nossa newsletter e receba o e-book Conservação de Esculturas em Espaços Públicos
Cadastre-se em nossa newsletter e receba o e-book Conservação de Esculturas em Espaços Públicos