Notícias

Voltar

Mauro Piva lança livro na Galeria Leme

O artista Mauro Piva, lança amanhã (17) às 19h na Galeria Leme, seu primeiro livro monográfico, pela Editora Cobogó. Com mais de 120 obras em aquarela, guache, óleo, grafite e tinta acrílica, produzidas com delicadeza e realismo, o livro percorre quase uma década da trajetória do artista, compondo um amplo recorte de seu trabalho.

Na monografia, são apresentadas as diferentes temáticas abordadas pelo artista em suas telas. Estão nela alguns de seus retratos de figuras sem rosto, que representam o ser humano e suas relações, as flores e plantas — com destaque para as pimentas — finamente pintadas em aquarela, e a série de autorretratos nas quais, no lugar de estampar seu próprio rosto, o artista pinta objetos de sua rotina de trabalho, como lapiseiras e aparas de lápis, papel, pincéis, canetas, durex e fita-crepe.

O livro também conta com as denominadas “máscaras”, trabalhos nos quais Mauro Piva, em um diálogo com a história da arte, pinta telas simulando o processo de produção de obras de artistas como Mondrian, Malevich e Doesburg, retratando fictícias fitas-crepes que teriam sido utilizadas como guia para a construção das pinturas.

Mauro Piva / Divulgação

Sobre o artista:

Mauro Piva nasceu em 1977, no Rio de Janeiro, vive e trabalha em São Paulo. Estudou Artes Plásticas na Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP) e já realizou exposições na Argentina, Colômbia, Espanha, México e Portugal. Seus trabalhos estão nas coleções do Museu de Arte do Rio (MAR), Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM), Art Center Hugo Voeten (Bélgica) e JPMorgan Chase Art Collection (EUA), entre outras.

Cadastre-se em nossa newsletter e receba o e-book Conservação de Esculturas em Espaços Públicos
Cadastre-se em nossa newsletter e receba o e-book Conservação de Esculturas em Espaços Públicos