Notícias

Voltar

Francisco Maringelli participa de bate-papo na Casa Contemporânea

Casa Contemporânea, que recebe até o dia 28 de outubro de 2017 (sábado) a mostra "(des)limites: livro(s) de artista(s)" - uma coletiva dedicada totalmente aos livros de artista -, realizou uma série de encontros entre os artistas participantes e convidados para discutir as relações entre a produção artística usando como base de partida os elementos formais e conceituais do universo do livro.

Na última semana de exibição da mostra, o artista convidado para o bate-papo, que acontece na quarta-feira (25/10), às 17h30, é Francisco Maringelli.

Sobre o artista
Francisco Maringelli [artista representado pela Galeria Mezanino]
Nasceu em São Paulo, SP, em 1959. Vive e trabalha em São Paulo. Formado em Artes Plásticas pela ECA/USP e em Arquitetura pela FAU/USP, frequentou o Ateliê de Gravura do Museu Lasar Segall/SP. Com uma extensa e sofisticada pesquisa em gravura, Maringelli também produz pinturas, desenhos e esculturas. As diferentes mídias reverberam entre si, formando um universo poético particular onde o traço e o gesto do artista estão sempre presentes. A pintura apresenta características advindas da construção da gravura. E as esculturas, com tônus semelhante e expressivo, remetendo a artistas como Giacometti e Iberê Camargo, entre outros, são muitas vezes reflexos da necessidade de um objeto material de observação para produção das imagens gravadas. Recebeu a Bolsa Vitae de Artes Visuais em 1994, para a produção do projeto Grandes Formatos na Gravura em Relevo, que se tornou exposição realizada no Programa de Exposições do CCSP e no Museu da Gravura Cidade de Curitiba, PR em 1995. Suas últimas individuais foram: "No Olho da Rua", Gravura Brasileira, (SP / 2010), "Maringelli Percurso Gráfico", Caixa Cultural, e "Um Pouco do Retrato de Todos Nós", na Oficina Cultural Oswald de Andrade, (SP, ambas em 2012). Lançou o livro Francisco Maringelli, 20º volume da Coleção Artistas da USP, (Edusp / 2012). Em 2013 participou de projeto coletivo entre artistas de Berlim e São Paulo, com exposição na Oficina Cultural Oswald de Andrade: "HinundHer – Ansichten in Transit / Aqui e Lá – Visões em Trânsito". Realizou sua primeira individual exclusivamente de pinturas, "Pinturas de Ateliê: Território do Efêmero", na Galeria Mezanino em 2014. Em paralelo ao trabalho realizado em São Paulo, Maringelli desenvolve projetos no Atelier A14 (Milão) e Projeto Metropolis (Berlim). Em 2015 expõe na Galeria Mezanino, juntamente com Sergio Kal, trabalhos realizados na residência artística ocorrida em Gludsted, Dinamarca, na mostra denominada "Frutos da Dinamarca". Em 2016, participa de exposição em Berlim, realiza a exposição "Gravura em Ponta de Faca", na Hemeroteca da Biblioteca Mario de Andrade/SP e é convidado a participar com seu trabalho de lambe-lambe na fachada da "Bienal Naifs / Sesc Piracicaba".

Francisco Maringelli (Divulgação)

Serviço
Exposição: “(des)limites: livro(s) de artista(s)”, com curadoria de Fabiola Notari.
Artistas expositores: Anne Courtois, Clarice Vasconcellos, Christina Parisi, Cristina Bottallo, Daniel Marques, Edilaine Brum, Irene Guerreiro, Luciana Miyuki, Lucimar Bello, Márcia Gadioli, Márcia Rosenberger, Marisa Garcia, Renata Danicek, Renata Salgado, Rita Balduino, Rosa Esteves e Vitor Bossa
Datas e horários: Até 28 de outubro de 2017. De terça a sexta, das 14h às 19h e sábado, das 11h às 17h.
Local: Casa Contemporânea | Rua Capitão Macedo, 370 - Vila Mariana, São Paulo.
Entrada livre e gratuita.

Conversa com Francisco Maringelli.
Data e horário: 25 de outubro (quarta-feira), às 17h30.

Cadastre-se em nossa newsletter e receba o e-book Conservação de Esculturas em Espaços Públicos
Cadastre-se em nossa newsletter e receba o e-book Conservação de Esculturas em Espaços Públicos