Notícias

Voltar

Exposições de artes plásticas estreiam em SP

Artes Visuais: Confira a seleção do InfoArt com as melhores exposições de artes visuais que acontecem em São Paulo esta semana

A semana é animada no circuito de artes plásticas em São Paulo. Diversas exposições entram em cartaz durante a semana, com destaque para a mostra "Histórias da sexualidade", coletiva que entra em cartaz no MASP nesta sexta-feira (20). 

Além das exposições, a semana é perfeita para quem quer curtir um cinema! Começa nesta quarta-feira (18) a 41ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo, com exibição do documentário "Human Flow" em sua abertura, do artista chinês Ai Weiwei, que estará acompanhando a sessão no Auditório do Ibirapuera (veja o trailer oficial aqui). A programação conta com dezenas de filmes, nacionais e estrangeiros.

Mas os filmes de artistas também ganham destaque essa semana. É o caso dos dois filmes de Nelson Leirner, exibidos na Vermelho em ocasião da mostra "Ocupação Silvia Cintra + Box 4" - ambos criticam a sociedade de consumo da época através de diferentes pontos de vista. No sábado (21), a Estação Pinacoteca inaugura uma mostra coletiva de vídeos produzidos por artistas brasileiros que se dedicam a explorar os limites da linguagem audiovisual. Fique de olho!

Veja agora as principais exposições que entram em cartaz na cidade, e não perca a oportunidade de conhecer o trabalho de Celso Gitahy, um importante nome do estêncil brasileiro, reverenciado na mostra que encerra nos próximos dias. Confira:

ABERTURAS

Pancetti - Navegar é preciso
Artista: José Pancetti
Curadoria: Denise Mattar
De 17/10 a 9/12
Almeida & Dale Galeria de Arte

Com curadoria de Denise Mattar, a mostra reúne cerca de 45 pinturas, agrupadas por temas, além de fotos, manuscritos e cartas. A última grande exposição dedicada ao grande representante do modernismo brasileiro foi realizada em 2002, no Museu de Arte da Bahia, com itinerância em outras capitais. Agora, quinze anos depois, o público poderá rever grande parte da produção do pintor como as famosas Marinhas, uma das facetas mais conhecidas de sua obra. Saiba mais.

José Pancetti - Porto, 1940. Óleo sobre tela, 39 x 51 cm. Coleção Particular. (Divulgação)

49ª Anual de Arte
Artistas: Vários
De 18/10 a 17/12
MAB - Museu de Arte Brasileira | FAAP

Para fechar a programação de 2017, o MAB-FAAP abre duas exposições no dia 18 de outubro: a "49ª Anual de Arte", já reconhecida no circuito artístico por estimular a produção artística contemporânea e revelar novos talentos, traz 27 trabalhos de alunos da FAAP nas mais variadas linguagens, meios e suportes artísticos; e a mostra "70+30", mostra comemorativa pelos 70 anos da FAAP. Saiba mais.

Julia Gallo, Água para os guardiões, 2017. Óleo e grafite sobre tela, 172 x 188 cm.

Levantes
Artistas: Vários
Curadoria: Georges Didi-Huberman
De 18/10 a 28/1
Sesc Pinheiros

Com ênfase em referências relacionadas à insurgência como expressão artística e social, a exposição convida o público a uma reflexão sobre as manifestações populares por meio da arte. Organizada e idealizada pelo Jeu de Paume (histórica instituição que tradicionalmente acolhe exposições de arte e fotografia em Paris), "Levantes” é uma exposição transdisciplinar sob a perspectiva das emoções coletivas, na qual estão presentes as diferentes formas de representação dos levantes, atos populares, políticos, engajados nas transformações sociais, nas revoltas e/ou revoluções. Saiba mais.

Eduardo GIL, Niños desaparecidos. Secunda Marcha de la Resistancia. December 9-10 1982, modern gelatin silver print. Eduardo Gil collection © Eduardo Gil

Ao redor
Artista: Michael Drumond
Curadoria: Ian Duarte Lucas
De 19/10 a 25/11
Verve Galeria

Composta por 20 obras – em técnica que combina pintura e fotografia -, a exposição apresenta a abstração de diferentes estados psicológicos do artista, revisitando momentos originalmente obscuros de sua trajetória e transformando-os em trabalhos caracterizados por sentimentos de beleza e redenção. A série Ao Redor explora o grande interesse do artista por temas psicológicos e vem sendo elaborada ao longo dos últimos dois anos, em uma constante "metamorfose" visual.  Saiba mais.

Michael Drumond, Climbing for Air, Yellow Red, 2017. Técnica – Giclee Print Dimensões - 55 x 55 cm / Verve Galeria

Ships & Rust
Artista: A-nima-L
De 19/10 a 27/10
Studio Alê Jordão

Seis séries fotográficas duo criativo A-nima-L, formado por Laurent Van Der Voo e Alexandra Diss, revelam novo olhar sobre a iconografia do porto na exposição “Ships & Rust”. São 30 fotografias do porto de Santos, todas elas feitas com a mesma câmera, ao longo de passeios de barco pela região portuária e principal escoadouro da economia brasileira. A originalidade das fotografias dos cargueiros, seus ancoradouros e gruas, algumas delas feitas a poucos metros de distância, advém dessa mistura de olhares e, sobretudo, de distintos pontos de vista para com o mesmo objeto. Assim, surgem imagens vívidas, carregadas de uma miríade de tons de ferrugem, fruto da ação corrosiva da água salgada os colossos e suas âncoras. Saiba mais.

A-nima-L (Laurent Van Der Voo e Alexandra Diss). Série Abstrait. 2016-2017. Fotografia.

Um Passeio Pela Nobreza
Artista: Walter Firmo
Curadoria: Mario Cohen
De 20/10 a 18/11
Galeria Mario Cohen

Em 60 anos, o fotógrafo Walter Firmo se tornou referência internacional por seu olhar poético que dá voz à cultura negra, entre subúrbios e artistas, mostrado na exposição "Um Passeio Pela Nobreza". São expostas 14 fotos do artista, reconhecido pelo principal tema de seu trabalho - a figura humana -, onde revela tradições e culturas por meio de contrastes e cores saturadas e mostra seu peculiar interesse por cenas e personagens que estão longe dos holofotes, nos subúrbios. Saiba mais.

Walter Firmo (Divulgação)

Histórias da sexualidade
Artistas: Vários
Curadoria: Adriano Pedrosa, Camila Bechelany, Lilia Schwarcz e Pablo León de la Barra
De 20/10 a 14/2
MASP

A exposição coletiva, com temática que tem permeado a programação de exposições e atividades do Museu em 2017, compreende representações sobre sexualidade de diferentes períodos, territórios e suportes, reunindo mais de 300 obras do acervo do MASP e de coleções brasileiras e internacionais. Pinturas, desenhos, esculturas, filmes, fotografias e documentos de artistas, como Francis Bacon, Louise Bourgeois, Ana Mendieta e José Leonilson são algumas das peças expostas em três espaços expositivos do Museu. Saiba mais.

José Leonilson, Os Anéis do rapaz, 1992. Coleção Galeria Luisa Strina. Crédito: Rubens Chiri / © Projeto Leonilson

ÚLTIMOS DIAS

Em trânsito - a stencil art
Artista: Celso Gitahy
Curadoria: Caru Albuquerque
Até 22/10
Centro Cultural FIESP

A clareza e os contrastes da imagem, a herança da pop art, a imagética da rua como uma vitrine, o transformar do defeito em uma qualidade, através da pintura. Tudo isso se mistura na mostra individual que homenageia os mais de 25 anos de trabalho de um dos expoentes do estêncil no Brasil, Celso Gitahy. A exposição reúne uma diversidade de formatos e suportes, indo desde pinturas sobre tela e zinco, espuma, vidro e metal, até livro de artista, objetos e instalações, sempre realizados com a técnica do estêncil. Saiba mais.

Amazônia à venda (tinta spray sobre papelão sanfonado) - Celso Gitahy

Confira outras exposições em cartaz em São Paulo na agenda do InfoArtSP. E não deixe de conferir também as exposições que inauguraram durante a semana passada na capital paulista!

Cadastre-se em nossa newsletter e receba o e-book Conservação de Esculturas em Espaços Públicos
Cadastre-se em nossa newsletter e receba o e-book Conservação de Esculturas em Espaços Públicos