Notícias

Voltar

Edital Rumos Itaú Cultural com inscrições abertas

Em um momento em que o acesso e o apoio à cultura sofrem com a crise econômica e política no país, o instituto intensifica o incentivo, mapeamento e fomento da produção artístico-cultural brasileira por meio do programa Rumos Itaú Cultural 2017-2018.

De 29 de agosto a 3 de novembro de 2017, o programa "Rumos Itaú Cultural" está com inscrições abertas. A já tradicional convocatória contempla projetos ou trabalhos sobre arte e cultura brasileiras apresentados e/ou desenvolvidos em qualquer tipo de suporte, formato, linguagem artística ou mídia. Para se inscrever, os interessados devem acessar o site do edital e preencher o formulário. São aceitas propostas de brasileiros (pessoas jurídicas com ou sem fins lucrativos; pessoas físicas com idade mínima de 16 anos; duplas, trios e coletivos; e artistas que participaram de edições anteriores e concluíram seus projeto) e estrangeiros.

“A grande novidade desta edição é a acessibilidade. O site é compatível com todos os softwares para cegos e pessoas de baixa visão”, destaca Ana de Fátima, gerente de Comunicação do instituto. O regulamento ainda vem acompanhado por vídeos com interpretação na Língua Brasileira de Sinais (Libras). Os surdos não alfabetizados em português podem inclusive enviar as propostas e os projetos em vídeos, também em Libras.

Com o intuito de divulgar o edital, o Itaú Cultural visitará, entre 4 de setembro e 26 de outubro, todas as regiões do Brasil na Caminhada Rumos, que passará pelas 27 capitais do país. Neste ano, em algumas cidades – aquelas em que o número de proponentes inscritos costuma ser menor – será realizada uma versão estendida do encontro, a Caminhada Rumos Escuta, que lança um olhar mais apurado para a região. A ideia é criar um mapeamento e entender como o Rumos e outras ações do instituto podem acolher mais e melhor as pessoas e os projetos de cada região, além de compreender como a distância geográfica das metrópoles, a falta de investimento público e a distribuição de recursos, entre outras características, influenciam no cenário cultural dessas cidades.

Rumos Itaú 2017-2018 recebe inscrições até 3 de novembro de 2017.

A última edição do programa apoiou a realização de 117 projetos de artistas e pesquisadores de todo o Brasil. No mês de setembro o instituto inaugura a exposição "Narrativas do Invisível – Mostra Rumos 2015-2016", que engloba parte das iniciativas contempladas em obras feitas em diferentes suportes – de séries fotográficas a instalações audiovisuais –, além de espetáculos e debates. Os trabalhos apontam a diversidade da atual produção artística brasileira e, cada um à sua maneira, ecoam vozes de resistência à dita normalidade, ao esquecimento de lugares, grupos sociais ou questões distantes dos olhos excludentes da nossa sociedade.

Serviço
Edital do programa Rumos Itaú Cultural 2017-2018
Incrições entre os dias 29 de agosto (terça-feira) e 3 de novembro de 2017 (sexta-feira)
Inscreva-se em rumositaucultural.org.br.

Cadastre-se em nossa newsletter e receba o e-book Conservação de Esculturas em Espaços Públicos
Cadastre-se em nossa newsletter e receba o e-book Conservação de Esculturas em Espaços Públicos