Notícias

Voltar

Denise Milan exibe instalação na GLASSTRESS, mostra paralela à 58ª Bienal de Veneza

A artista paulistana Denise Milan foi convidada a expor na Glasstress, tradicional e renomada mostra que ocorre simultaneamente à 58ª Bienal de Veneza. Artistas contemporâneos de prestígio oriundos da Europa, Estados Unidos, América Latina, Índia e China terão suas obras exibidas na exposição.

A mostra foi criada em 2009 e é organizada pela Fundação Berengo – organização que converge técnicas com vidro ao design e à arte contemporânea- e nesta edição a GLASSTRESS retorna a Murano, ilha de Veneza conhecida por sua produção de vidro.


Denise Milan, 2019 | Créditos: Sergio Coimbra

Para celebrar seu décimo aniversário, o local da exposição será um espaço abandonado onde antigamente funcionava um forno de vidro.  Haverá 196 artistas exibindo suas obras, nomes como Ai Weiwei, Tony Cragg, Carlos Garaicoa e Saint Clair Cemin foram convidados a explorar o vidro como material para suas criações e apresentaram resultados criativos, inusitados e únicos.

Partindo dessa proposta, Denise Milan construiu a instalação Banquete da Terra (2018), obra que fez parte da individual orDeNAção: o DNA da pedra, exposição sob curadoria de Marcello Dantas, em cartaz na Galeria Lume, em São Paulo, entre outubro e novembro de 2018.


Denise Milan, 2019 | Créditos: Sergio Coimbra

O trabalho foi criada a partir de fragmentos de vidro e de outros minerais que foram expostos sobre uma mesa, assim como pratos de alta gastronomia. "O Banquete da Terra é um convite para degustar os minerais, mastigar as origens, digerir esses conhecimentos e transformar nossa percepção da Natureza", explica a artista.

Denise afirma que construiu uma linguagem das pedras decodificando os minerais e a partir dessa experiência pode passear por realidades distintas, sejam elas materiais ou imateriais. "Conquistei a liberdade de transmigrar para matérias de diferentes naturezas, a essência desses ensinamentos", completa.

Cadastre-se em nossa newsletter e receba o e-book Conservação de Esculturas em Espaços Públicos
Cadastre-se em nossa newsletter e receba o e-book Conservação de Esculturas em Espaços Públicos