Notícias

Voltar

Conheça 6 instalações que estão em cartaz na cidade de São Paulo!

A cidade de São Paulo recebe nos próximos dias diversas instalações, o InfoArt separou algumas para que você anote em sua agenda. Confira a seguir:

1- "Fluidez" por WOW

Instalação Fluidez. Crédito: Divulgação

Japan House São Paulo apresenta “Fluidez”, instalação inspirada nos movimentos de líquidos e particulas. A escultura imersiva e composta por pilares de água e partículas metalizadas, com capacidade de  500 litros cada, que a partir de uma ampla sincronia entre movimento, música e luzes coloridas, cria um fluxo orgânico, que se reflete em imagens surpreendentes. A instalação foi criada pelo estúdio de design visual WOW, fluidez é sua primeira obra exposta na América do Sul.

2- "Chacina da Luz" e "Monumento Nenhum" por Gisele Beiguelman

Instalação "Chacina da Luz". Crédito: Ana Otoni

A artista Gisele Beiguelman discute a perda de memória no espaço público por meio de pesquisas que resultaram na intervenção Memória da Amnésia realizada pela artista no Arquivo Histórico Municipal de 2015 a 2016. A artista produziu duas instalações que fazem parte dessa iniciativa. Em “Chacina da Luz” Beiguelman retoma o episódio de uma ação de depredação que ocorreu com um conjunto de oito esculturas que se estavam no lago Cruz de Malta, no interior do Jardim da Luz. As obras foram instaladas em sua maioria, no século 19, e foram derrubadas e fragmentadas em 2016. Na instalação apresentada no Solar da Marquesa de Santos, Giselle recupera a cena pós-crime. Em “Monumento Nenhum” Beiguelman reconstruiu nas escadarias do Beco do Pinto as pilhas de bases, pedestais e fragmentos de monumentos que estavam guardados no Depósito do Departamento do Patrimônio Histórico - DPH, localizado no bairro do Canindé. “Com alguns, ou nenhum vestígio sobre seu passado, esses enigmáticos totens desafiam-nos a perguntar: de onde vieram? por que foram desmontados? E o mais importante: o que sustentavam do ponto de vista material e simbólico?”, indaga a artista. Ambas as instalações ficam em cartaz de e 04/5 a 1/9.

3-"Museum of me"

Instalação "Museum of me". Crédito: divulgação

CCBB SP (Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo) apresenta a instalação “Museum of me”, em cartaz de 26 de abril a 20 de maio no saguão da instituição. A proposta da obra é proporcionar uma experiência imersiva digital audiovisual de um minuto com imagens coletadas a partir das redes sociais do espectador. Dessa forma, cria-se um museu pessoal do usuário, seu “DNA virtual”. Em um primeiro momento o espectador entra em uma sala inicialmente escura e silenciosa. Em seguida, ouve um som, depois, uma imagem e percebe algumas luzes em sua visão periférica. Em segundos, os monitores começam a exibir uma explosão de cores e sons que impressionam os olhos. As imagens vão surgindo e se combinando até compor uma espécie de “colagem caleidoscópica”. Chega o momento das palavras: hashtags e legendas que correspondem às compartilhadas pelo próprio usuário nas redes sociais em diversos tamanhos e orientações. De fato cria-se um museu, uma coletânea de tudo o que foi postado nas redes de forma sensorial e impressionante. Leia mais.

4 - "Máquina de Brasilidades" por Clownbaret
Sesc 24 de Maio apresenta a "Máquina de Brasilidades" da trupe Clownbaret. A  instalação performática interativa fica em cartaz nos dias 1, 4 e 5 de maio (quarta, sábado e domingo, sempre às 16h). Inspirada nas máquinas caça níquel, a "Máquina de Brasilidades" tem que ser  ativada por alguém do público. Após puxar a alavanca, as "frutinhas", representadas aqui pelas cabeças de 3 palhaços, começam a girar. Cada palhaço para em uma expressão diferente e então um cartão sai de dentro da máquina indicando o que será representado. São por volta de 20 temas sortidos da cultura brasileira como frevo, boi bumbá, pisadeira, guaraná, peteca, entre outros.  Após a definição do tema sorteado, os palhaços saem de dentro da máquina e apresentam uma esquete. Finalizada cada apresentação, os palhaços voltam à posição inicial até que a máquina seja novamente ativada para um novo tema.

5- "Dreamdeck" por Modular Dreams

 

 
 
 
Visualizar esta foto no Instagram.

Dreamdeck day 18 @institutourbe @prixcesarino @danylabx . . . . . #light #lightart #lightartist #lightartists #arquitetura #sitespecificart #publicart #lightinstallation #ledartist #free #saopaulo #sitespecific #led #ledmapping #interactiveart #newmediaart #newmediaartist

Uma publicação compartilhada por Modular Dreams (@modular_dreams) em

O coletivo Modular Dreams,  formado por Priscilla Cesarino e Danilo Barros, apresenta “Dreamdeck”, um brinquedo eletrônico interativo que pode ser usado por todas as idades. A instalação se comporta como um mobiliário urbano, convidando o espectador a subir, se equilibrar e movimentar. O movimento e o peso do próprio corpo de quem sobe no relevo instalado no chão acionam as imagens dos vídeos cintilantes que são transmitidos na malha de leds disposta sob a obra. Para Danilo e Priscilla, “a obra promove a interação social entre pessoas de diferentes idades, fortalecendo o senso de pertencimento comum ao espaço público, à cidade”.

Serviço
1- Fluidez
Datas e Horários: De 23 de abril a 04 de agosto de 2019.Terça-feira a Sábado: das 10h às 20h. Domingos e feriados: das 10h às 18h
Local: Japan House São Paulo | Avenida Paulista, 52
Visitação livre e gratuita

2-“Chacina da Luz”
Datas e horários: de 04/5 a 1/9. De terça a domingo, das 10 às 17 horas
Local: Solar da Marquesa de Santos – Museu da Cidade | Rua Roberto Simonsen, 136 – Centro – São Paulo – SP
Tel.: (11) 3105 6118
Serviço educativo disponível: educativomuseudacidade@gmail.com
Entrada livre e gratuita

“Monumento Nenhum"
Datas e horários:  de 04/5 a 1/9. De terça a domingo, das 10 às 17 horas
Local: Beco do Pinto – Museu da Cidade |Rua Roberto Simonsen, 136
Tel.: (11) 3105 6118
Serviço educativo disponível: educativomuseudacidade@gmail.com
Entrada livre e gratuita

3- "Museum of me"
Datas e Horários: De 26/4 a 20/5. De segunda a sexta: 10h às 20h. Aos sábados, domingos e feriados: das 10h às 18h
Local: Edifício Banco do Brasil |Avenida Paulista, 1230
Entrada livre e gratuita

4- "Máquina de Brasilidades"
Datas e Horários: Dias 1, 4 e 5/5. Sábado, domingo e feriado, das 16h às 17h
Local: Área de Convivência do Sesc 24 de Maio| Rua 24 de Maio, 109
Entrada livre e gratuita

5- "Dreamdeck"
Datas e horarios: 6/4 à 19/5
Local: Praça da Embaixada Nordestina|Rua Vila do Conde, 70
Aberto ao público
Gratuito

Cadastre-se em nossa newsletter e receba o e-book Conservação de Esculturas em Espaços Públicos
Cadastre-se em nossa newsletter e receba o e-book Conservação de Esculturas em Espaços Públicos