Notícias

Voltar

Artistas realizam leilão-protesto na Funarte SP

Entre hoje (20) e o próximo sábado (23), o grupo Aparelhamento apresenta obras de 197 artistas no prédio da Funarte SP, ocupada desde maio deste ano após o governo do presidente em exercício, Michel Temer, anunciar a extinção do Ministério da Cultura. No sábado, às 17h, será realizado um leilão de parede com as obras expostas com o intuito de arrecadar fundos para projetos contra o golpe e a favor da democracia no país.

Nomes consagrados pelo mercado e pela crítica fazem parte da mostra-leilão. Albano Afonso, Bárbara Wagner e Benjamin de Burca, Beto Shwafaty, Cabelo, Fabiana Faleiros, Hugo Sá, Iran do Espírito Santo, Laura Vinci, Lenora de Barros, Lourival Cuquinha, Nino Cais, Nuno Ramos, Opavivará, Pedro Varela, Rochelle Costi, Rodrigo Braga, Sandra Cinto e muitos outros artistas colaboram com o grupo Aparelhamento, doando obras para o leilão-protesto. A ideia é vendê-las por até um quarto do preço praticado pelo mercado para financiar uma série de ações em protesto contra o governo Temer. Confira a lista completa de artistas aqui.

(Divulgação)

Confira abaixo o manifesto do grupo Aparelhamento:

APARELHAMENTO MANIFESTADO
Julho de 2016

1. Primeiramente FORA TEMER!

2. O APARELHAMENTO é contra o GOLPE de Estado em curso no Brasil e a favor das lutas pela democracia.

3. O APARELHAMENTO é um grupo aberto de pessoas doando seu tempo, pensamentos, ideias e poéticas no intuito de gerar questionamentos e fundos para ações contra o GOLPE de Estado em curso no Brasil.

4. O APARELHAMENTO conta com mais de 150 artistas e pensadores envolvidos e nem sempre há um consenso em todos os detalhes e ações, mas as intenções são cessar o GOLPE e interferir na política em curso no Brasil.

5. O APARELHAMENTO é urgente, o tempo URGE e pede ações concretas.

6. O APARELHAMENTO é cínico a ponto de hackear o mercado de arte gerando recursos de inteligência e financeiros para lutar contra o GOLPE de estado em curso no Brasil. Alguns acham isso uma contradição.

7. O APARELHAMENTO não impõe poéticas pessoais ou temas contra o GOLPE de estado em curso no Brasil, mas a sua poética é o Contra-GOLPE.

8. O APARELHAMENTO não pretende dar mais informações aos organismos de mídia golpista do que estas expressas aqui neste texto. Alguns acham isso uma contradição.

9. O APARELHAMENTO organizará uma exposição de obras de arte doadas para serem vendidas na forma de um leilão e o capital gerado será usado em ações contra o GOLPE de estado em curso no Brasil. Alguns acham isso uma contradição e não gostam nem do nome leilão.

10. O APARELHEMANTO quer vender obras para quem gosta de arte e não para quem pretende ganhar dinheiro com arte.

11. As ações Contra-GOLPE financiadas pelo capital gerado no APARELHAMENTO serão decididas em consulta e pelo voto de todos os envolvidos no APARELHAMENTO: produtores, pensadores, doadores de obras e ideias.

12. O chamamento de artistas no APARELHAMENTO é feito a partir de afinidades e proximidades entre todos aqueles contra o GOLPE de estado em curso no Brasil. O APARELHAMENTO entende que a situação do país exige um posicionamento de todos. Entre em contato se você quer se doar a isto:producao.expo.funarte@gmail.com e Aparelhamento no Facebook.

13. Ultimamente FORA TEMER!

Para afirmar certezas, o APARELHAMENTO entende o golpe de estado como a repetição de um histórico de farsas no país, em uma disputa de poder que corrompe e sequestra conquistas históricas para a população. Porque sim, o APARELHAMENTO entende que estamos vivendo um Golpe de Estado, em um impeachment imoral, com medidas que desrespeitam a constituição, comandado pela oligarquias mais retrógradas, uma plutocracia representada por uma elite jurídica e pelo poder financeiro, industrial e agrícola. Um GOLPE sim, amparado e conduzido pela grande mídia, contra os votos de uma maioria, contra a democracia, contra os movimentos sociais, em um retrocesso nos direitos humanos.

Para evitar dúvidas o CONTRA-GOLPE do APARELHAMENTO é Fora-Temer, mas não é partidário, não é governista e não é Dilmista. O CONTRA-GOLPE é um conjunto de ações a favor de uma ampla reforma política, a favor da democratização da mídia, pela luta contra a desigualdade social, em defesa das chamadas minorias sociais, das conquistas da mulher, dos povos indígenas, das periferias, pelas amplas conquistas trabalhistas e sociais.

Obra de Opavivará! para o Aparelhamento - Eu

serviço
Mostra-leilão protesto - “Aparelhamento” Contra o Golpe de Estado no Brasil! Pela Democracia.
Exposição e leilão de parede de 20 a 23 de julho. Fechamento com leiloeiro dia 23 de julho a partir das 17h.
Local: FUNARTE | Alameda Nothman 1058, Centro - SP.
Lista de artistas confirmados aqui.

Cadastre-se em nossa newsletter e receba o e-book Conservação de Esculturas em Espaços Públicos
Cadastre-se em nossa newsletter e receba o e-book Conservação de Esculturas em Espaços Públicos