Notícias

Voltar

9ª edição da SP-Arte/Foto acontece entre 19 e 23 de agosto

Consolidada como um dos principais suportes da arte dos séculos 20 e 21, a fotografia, em suas vertentes moderna, contemporânea e vintage, ganha o centro expositivo na SP-Arte/Foto, principal feira de fotografia da América Latina, que abre para convidados sua 9ª edição no Dia Mundial da Fotografia, 19 de agosto, no Shopping JK Iguatemi.

Com entrada gratuita, a SP-Arte/Foto abre ao público entre os dias 20 e 23 de agosto e recebe 31 expositores que trarão diversas obras, como as de Martin Parr, Cristiano Mascaro, Thomaz Farkas, além de uma série de exposições paralelas ligadas à fotografia e sua história e lançamentos de livros.

Em parceria com a revista ARTE!Brasileiros a feira também organiza o Talks|Foto: Reflexões, uma série de encontros que ocorrem nos dias 20 e 21 de agosto que debate o papel de destaque que a fotografia vem obtendo em bienais, feiras e como objeto do pensamento acadêmico. O evento receberá, entre outros convidados, a curadora do Departamento de Fotografia do MoMA (Museum of Modern Art), Sarah Meister, e a autora e curadora brasileira, Georgia Quintas.

Destaques
A Dan Contemporânea levará à feira obras dos artistas brasileiros Christian Cravo e Cristiano Mascaro, como Aérea IX, da série Namíbia Cascata na Serra do Cipó (2011), respectivamente, além de trabalhos do fotógrafo espanhol José Manuel Ballester, um dos destaques da 8ª SP-Arte/Foto. Neste ano, a galeria vai exibir fotografias de Ballester feitas a partir das pinturas do holandês Piet Mondrian, como Variaciones a partir de Mondrian 13, na qual o fotógrafo realiza uma interferência digital, modificando o formato da obra (da vertical para a horizontal), mas mantendo suas cores linhas originais.

A galeria Celma Albuquerque (Belo Horizonte) traz a obra Marta (2014), de Rochelle Costi, artista que participou da 30ª Bienal de São Paulo e se destacou na SP-Arte/2015 com a obra Residência – Escada.

A Galeria Lume apresenta um caminho alternativo para a leitura da contemporaneidade, através de um diálogo aberto, pautado pela pesquisa curatorial e pelo espírito do tempo por meio de obras como as dos artistas Penna Prearo e Martin Parr, dois dos destaques da edição de 2015 da SP-Arte/Foto.

A Galeria Millan, cujos artistas já tiveram exposições em museus como o Louvre (Paris), MoMA (Nova York) e o Reina Sofia (Madri), levará fotos de alguns dos mais importantes artistas como o espanhol Miguel Rio Branco (Las Palmas, 1948), e as brasileiras Lenora de Barros e Sofia Borges, a mais jovem artista a participar da 30ª Bienal de São Paulo, ganhadora do prestigiado BES Photo, de Portugal.

A galeria Luciana Brito (São Paulo) apresenta alguns dos principais nomes da fotografia contemporânea, como Hector Zamora, autor de O Abuso da História, feita durante a revitalização do antigo Hospital Matarazzo no ano passado, além de obras de fotógrafos modernos, como a de Thomas Farkas, com Barca de Niterói (1940).

A galeria Zipper expõe obras da artista Adriana Duque, cujo trabalho está intrinsecamente ligado à moda, e da série Zoo, do artista mineiro João Castilho.

A FASS (São Paulo) terá uma mostra dedicada ao fotógrafo Jean Manzon, que completaria 100 anos em 2015. Entre as obras da individual do artista que retratou cenas privadas e públicas de São Paulo e do Rio de Janeiro nos anos 1940 estão obras como Desfile na Casa Canadá (1940) e Transeuntes no Viaduto do Chá (1950). A galeria traz também de trabalhos de Germán Lorca e de Luiz Carlos Barreto.

O fotógrafo Alair Gomes, um dos destaques do acervo de fotografia brasileira do MoMA, terá uma individual no stand da galeria Bergamin & Gomide, durante a SP-Arte/Foto. A mostra do artista na feira contará com seis obras, compostas por uma série de retratos, provenientes de coleções particulares e quase inteiramente inéditas ao público brasileiro. A obra de Alair também pode ser vista na exposição “Alair Gomes: Percusos”, até o dia 4 de outubro.

Novas galerias
Entre as novidades desta edição, está a galeria Portas Vilaseca, uma das mais jovens galerias de arte contemporânea do Rio de Janeiro, que apresenta os trabalhos de Íris Helena, com obras das séries Zona de Conforto e Lembretes; Jorge Soledar, com as séries Torre, Casa, Ponte e Arquiteturas Pessoais e Alex Yudzon, com a série A Room for the Night.

Voltada para a produção contemporânea de fotolivros – desde os tradicionais livros de artistas consagrados até os livros experimentais –,  a editora Madalena, criada em 2013, em parceria com a fotógrafa e artista Cláudia Jaguaribe, estreia na SP-Arte/Foto.

Talks|Foto: Reflexões
Há 18 anos no MoMA – um dos primeiros museus do mundo a criar um acervo fotográfico –, Sarah Meister trará sua experiência como curadora do Departamento de Fotografia do museu, onde realizou importantes mostras e publicações voltadas para a fotografia, para o debate no evento TALKS/Foto: Reflexões, na quinta-feira (20/8), a partir das 17h.

Meister foi responsável pela instalação da Edward Steichen Photography Galleries, voltada para a história da fotografia desde 1840 até 1970, e organizou o livro e a exposição Picturing New York (2009), com 150 obras do acervo do MoMA. Em parceira com as curadoras Roxana Marcoci e Eva Respini, também do MoMA, Meister organizou a exposição Pictures by Women: A History of Modern Photography (2010), que gerou o livro Modern Women: Women Artists at The Museum of Modern Art (2010). Sua exposição mais recente no MoMA, From Bauhaus to Buenos Aires: Grete Stern and Horacio Coppola, fica em exposição até 4 de outubro de 2015.

Georgia Quintas é doutora em Antropologia pela Universidade de Salamanca (Espanha), mestre em Antropologia pela Universidade Federal de Pernambuco e pós-graduada em História da Arte na Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), de São Paulo. A curadora também é autora, entre outros, do livro Tempo Arenoso, com fotografias de Elaine Pessoa. Entre as curadorias que levam sua assinatura destacam-se Arqueologia de Ficções (Capibaribe Centro da Imagem, Recife, 2013) e Abismo da Carne (DOC Galeria, São Paulo, 2014).

As inscrições para os debates são gratuitas e poderão ser feitas a partir do dia 27 de julho, através do site brasileiros.com.br.

Catálogo
A curadora Sarah Meister preparou especialmente para a o catálogo da SP-Arte/Foto 2015 um artigo sobre a presença brasileira na coleção de fotografia do MoMA. O catálogo da SP-Arte/Foto ganha novo formato de livro, como da SP-Arte, com várias matérias encomendadas sobre fotografia e debates recentes.

Expositores
Arte 57 [São Paulo], Arteedições Galeria [São Paulo], Athena Contemporânea [Rio de Janeiro], Bolsa de Arte de Porto Alegre [Porto Alegre e São Paulo], Carbono [São Paulo], Casa Nova Arte [São Paulo], Casa Triângulo [São Paulo], Celma Albuquerque Galeria de Arte [Belo Horizonte], Dan Contemporânea [São Paulo], Emma Thomas [São Paulo], Estúdio Madalena [São Paulo], FASS [São Paulo], Fólio Livraria [São Paulo], Fotospot [São Paulo], Bergamin & Gomide [São Paulo], Galeria da Gávea [Rio de Janeiro], Galeria de Arte Rosa Barbosa [São Paulo], Galeria de Babel [São Paulo], Galeria Marcelo Guarnieri [São Paulo e Ribeirão Preto], Galeria Rabieh [São Paulo], Luciana Brito Galeria [São Paulo], Lume [São Paulo], Millan [São Paulo], Paralelo [São Paulo], Pequena Galeria 18 Fine Art Photography [Rio de Janeiro], Portas Vilaseca Galeria [Rio de Janeiro], Room8 [São Paulo], Schoeler Editions [São Paulo], SIM [Curitiba], Zipper [São Paulo].

serviço:
Exposição: SP-Arte/Foto 2015
Datas e horários: Aberta ao público quinta e sexta-feira, 20 e 21 de agosto, das 15h às 21h, no sábado, 22 de agosto, das 14h às 21h, e no domingo, 23 de agosto, das 14h às 20h (Abertura 19 de agosto apenas para convidados).
Local: Shopping JK Iguatemi | 3º piso | Av. Presidente Juscelino Kubitschek, 2041 – Vila Olímpia.
Entrada franca

Imagem de capa: Martin Parr, Amalfi Coast, 2014 / © Galeria Lume

Cadastre-se em nossa newsletter e receba o e-book Conservação de Esculturas em Espaços Públicos
Cadastre-se em nossa newsletter e receba o e-book Conservação de Esculturas em Espaços Públicos