Notícias

Voltar

13ª edição da SP-Foto reúne expositores renomados e forte presença internacionais

Nomes como Miguel Rio Branco, Jean Manzon, Sebastião Salgado, Claudia Andujar e Janaina Tschäpe são alguns dos destaques já confirmados. 

Martin Parr, Série Beach Therapy, 2018. Fotografia. © Galeria Lume. 

Entre os dias 21 e 25 de agosto de 2019 acontece a 13ª edição da SP-Foto – Feira de Fotografia de São Paulo, firmando o evento de fotografia como o mais relevante da área no Brasil. A Feira ocupa toda a área de eventos do Shopping JK Iguatemi, na Vila Olímpia, com um leque de importantes galeria nacionais e internacionais. Participam este ano algumas importantes galerias, como a Fortes D’Aloia & Gabriel, Galeria Marcelo Guarnieri, Galeria Lume, Luciana Brito Galeria, Silvia Cintra + Box 4SIM Galeria e Vermelho. Entre as estreiantes na edição em 2019, estão Almeida e Dale (São Paulo), Galeria Zielinsky (Barcelona) e LAMB Arts (Londres, São Paulo).

No sábado anterior ao evento, 17 de agosto, o Circuito Ateliês Abertos abre a celebração do fazer fotográfico. Durante a SP-Foto, os já tradicionais Lançamentos Editoriais, as Visitas Guiadas e o ciclo de palestras focado em discussões em torno da imagem, o Talks, enriquecem e trazem um conteúdo rico para a programação da Feira.

"A fotografia brasileira tem trilhado um importante caminho no cenário internacional. Nomes seminais do pós-guerra como Geraldo de BarrosThomaz Farkas e German Lorca, assim como contemporâneos a exemplo de Claudia AndujarSebastião Salgado e Miguel Rio Branco, estão presentes em algumas das instituições mais relevantes no exterior, entre elas MoMA (Nova York, São Francisco), Metropolitan Museum (Nova York), Museu de Fine Arts de HoustonMuseu Stedelijk de Amsterdã e Centro Pompidou de Paris", afirma a fundadora e diretora da Feira, Fernanda Feitosa. "A 13ª edição da SP-Foto comemora essa visibilidade que a produção fotográfica nacional conquistou e consolida o evento como o principal termômetro do mercado fotográfico brasileiro, índice que se confirma pela atenção crescente de instituições internacionais na agenda brasileira", referindo-se às visitas estrangeiras já confirmadas para o evento.

A programação da SP-Foto amplia o contato do público com nomes ascendentes e consagrados da fotografia nacional. Além disso, o evento intensifica o interesse internacional pela fotografia brasileira convidando sete especialistas estrangeiras ligadas a instituições renomadas de arte contemporânea. As curadoras Margot Norton (New Museum, EUA), Barbara Tannenbaum (Cleveland Museum, EUA) e Julieta González (Jumex, México) engrossam reflexões candentes ao mundo da fotografia no Talks desta edição.

Ayrson Heráclito, Feijoada de Ogum - feijoada e colar, 2014. © Portas Vilaseca Galeria. 

Destaques
Entre os muitos destaques das galerias, estão as fotografias coloridas inéditas de Mauro Restiffe em torno da série "Brasília", e os temas botânicos de Janaina Tschäpe, ambos apresentados pela Fortes D'Aloia & Gabriel. A Vermelho, por sua vez, aposta nas fotografias de Claudia Andujar que estiveram presentes na mostra "A luta Yanomami" no Instituto Moreira Salles este ano. Sebastião Salgado, que será motivo de exposição no Sesc Avenida Paulista durante a SP-Foto, participará do evento pela Mario Cohen.

Programação
Com o intuito de ampliar a experiência do público interessado por fotografia, a 13ª SP-Foto oferece pela primeira vez o Circuito Ateliês Abertos no Centro da cidade, além do percurso pela Vila Madalena. Conduzidas por especialistas, as Visitas Guiadas oferecem roteiros temáticos aos visitantes da Feira. Além disso, o Talks promove diálogos entre fotógrafos, curadores e especialistas nacionais e internacionais sobre assuntos relevantes da fotografia contemporânea e moderna.

Circuito Ateliês Abertos retorna com novidades nesta 13ª edição da SP-Foto. Em 2019, o Atelier do Centro, Pivô e Residência Artística FAAP, localizados no bairro da República, passam a integrar o circuito. Participam também os já tradicionais estúdios coletivos da Vila Madalena, Hermes Artes Visuais, Projeto Fidalga, Fonte e Vão – Espaço independente de arte, que abrem as portas para o público conhecer de perto os processos de artistas ligados ao universo fotográfico e da imagem. O Circuito Ateliês Abertos acontece no dia 17 de agosto, o sábado que antecede a SP-Foto, das 14h às 18h, no Centro, e das 17h às 21h na Vila Madalena.

Com as Visitas Guiadas, a SP-Foto oferece percursos temáticos para o público interessado em conhecer as histórias por trás das obras e dos artistas apresentados na Feira. Elaborados e guiados pelos especialistas Paola Fabres, Isabella Lenzi e Gustavo Colombini, os quatro roteiros exclusivos – breve história da fotografia, fotografia e modernidade, cidades e natureza, corpos e identidades – convidam o visitante a uma imersão no mundo da fotografia e nas reflexões que circundam esta linguagem. As Visitas Guiadas acontecem gratuitamente em todos os dias de Feira, com inscrições abertas sempre uma hora antes da saída de cada visita.

Luciana Magno, Sem Título - Série Orgânicos, 2014. Fotografia, 80 x 120 cm. © Janaina Torres Galeria. 

Parte fundamental na programação da SP-Foto, o Talks abriga encontros entre curadores, galeristas, artistas e colecionadores, personalidades que refletem a respeito das tendências no fazer fotográfico e compartilham práticas e pesquisas. Nesta 13ª SP-Foto, quatro conversas preenchem as tardes de quinta e sexta-feira, 22 e 23 de agosto.

Sob mediação do escritor e curador Miguel Del Castillo, a curadora norte-americana Margot Norton, à frente da próxima trienal do New Museum (EUA), e o arquiteto Guilherme Wisnik, autor da obra Dentro do nevoeiro, conversam sobre o impacto da contemporaneidade digital nas imagens, e os desdobramentos sociais consequentes desse movimento.

Em diálogo com o jornalista e pesquisador Ronaldo Entler, a venezuelana Julieta González, do Museo Jumex (México), analisa como artistas contemporâneos, como Christopher Williams, Rosângela Rennó e Wolfgang Tillmans, se apropriam da fotografia para construírem seus trabalhos. González já fez parte da equipe de curadoria do Whitney Museum (Nova York) e Tate Modern(Londres), onde expandiu de forma significative o acervo de arte latino-americana e, mais especificamente, brasileira.

A integração da fotografia ao mesmo mercado de pinturas e esculturas alterou a percepção da natureza dual da foto enquanto objeto e imagem. O que essas mudanças implicam para o futuro fotográfico? A curadora norte-americana Barbara Tannenbaum, do Cleveland Museum (EUA), aterriza pela primeira vez no Brasil para refletir sobre essas e outras questões do mercado fotográfico, ao lado do galerista Mario Cohen.

Luiz Braga, Menino e pneu no Marajó, 1988. © Almeida e Dale Galeria de Arte.

Expositores
Almeida e Dale Galeria de Arte (São Paulo)
Andrea Rehder (São Paulo)
Arte 57 (São Paulo)
Arte Hall (São Paulo)
ArtEEdições (São Paulo)
Babel (São Paulo)
Bianca Boeckel (São Paulo)
Bolsa de Arte (Porto Alegre)
Dan (São Paulo)
Fólio (São Paulo)
Fortes D'Aloia e Gabriel (São Paulo, Rio de Janeiro)
Gabriel Wickbold (São Paulo)
Galería Zielinsky (Barcelona)
Gávea (Rio de Janeiro)
Instituto Mario Cravo Neto (Salvador)
Janaina Torres Galeria (São Paulo)
LAMB Arts (Londres, São Paulo)
Luciana Brito Galeria (São Paulo)
Luciana Caravello (Rio de Janeiro)
Lume (São Paulo)
MAM (São Paulo)
Marcelo Guarnieri (São Paulo)
Mario Cohen (São Paulo)
MaPa (São Paulo)
OMA Galeria (São Bernardo)
Portas Vilaseca (Rio de Janeiro)
Silvia Cintra + Box 4 (Rio de Janeiro)
SIM Galeria (São Paulo)
Taschen (São Paulo)
Utópica (São Paulo)
Vermelho (São Paulo)
Zipper (São Paulo)

Sebastião Salgado, A mina de ouro, 1986. Serra Pelada, Pará. Fotografia. © Galeria Mario Cohen.

Serviço
SP-Arte Foto 2019
Datas e horários: Preview para convidados na quarta-feira, 21 de agosto de 2019. Aberta ao público de quinta-feira (22) a sábado (24), das 14h às 21h; e domingo (25) das 14h às 20h.
Local: Shopping JK Iguatemi (3º piso) | Av. Presidente Juscelino Kubitschek, 2041 – Vila Olímpia, São Paulo.
Entrada gratuita.

Cadastre-se em nossa newsletter e receba o e-book Conservação de Esculturas em Espaços Públicos
Cadastre-se em nossa newsletter e receba o e-book Conservação de Esculturas em Espaços Públicos