AGENDA DAS ARTES

Voltar

Uma história da infância

Artistas: Rosilene Fontes

Curadoria: Ananda Carvalho

De 4/6 a 2/7

Dconcept Escritorio de Arte Ver mapa

Endereço: Alameda Lorena, 1.257 - G1 - Jardim Paulista

Telefone: (11) 3085-5006

A artista Rosilene Fontes inaugura no dia 4 de junho no dconcept escritório de arte a individual de desenho e colagem “Uma história da infância”, com curadoria de Ananda Carvalho. Na série de desenhos “Damas com Pássaros”, quatro figuras femininas clássicas de Leonardo da Vinci contracenam com pássaros de suas lembranças em Muriaé, MG sua terra natal. Em “Uma história da infância”, ela debruça-se sobre recortes de um livro de fábulas atribuído ao mestre do Renascimento e apresenta série de colagens de recortes de papel, além das casas-objeto e casas-ninho. A mostra permanece em cartaz até 2 de julho de 2016, com entrada gratuita.

Em ambas as séries, a também arquiteta Rosilene promove cruzamentos temáticos e formais de reminiscências de sua solitária formação interiorana , repleta de livros de cânones da então “Grande Arte” como Diego Velázquez e Leonardo da Vinci. O gosto pelas fábulas e afeição ao desenho de memória dos espaços do afeto - a inserção de objetos volantes no desenho - derivam de sua investigação sobre os resíduos, os sonhos e os denominadores mínimos de sua constituição emotiva e, sobretudo, artística.

Rosilene Fontes, Dama com Galo, 2016 [detalhe] - lápis de cor sobre papel, 80 x 60 cm (Divulgação)

Sobre a artista
Rosilene Fontes nasceu em Minas Gerais e hoje vive e trabalha em São Paulo. Seus trabalhos são desenhos, colagens, fotografia e pintura que criam narrativas baseadas em suas lembranças da infância. Participa do Hermes Artes Visuais – Acompanhamento de Projetos com Nino Cais e Marcelo Amorim. Fez parte do Grupo Aluga-se entre 2010 e 2014, com acompanhamento de Josué Mattos. Participou de acompanhamento de projetos com Juliana Monachesi e Rafael Campos Rocha (Espaço EdEn, 2009). Participou de acompanhamento de projetos com Marco Giannotti e Osmar Pinheiro (MUBE, 2002 a 2004). Entre as exposições coletivas de que participou, destacam-se as realizadas no Programa de Exposições do MARP - Museu de arte de Ribeirão Preto em 2011, 2012 e 2014, “Aluga-se Ville” (Central Galeria, São Paulo, 2012) e a exposição “The dirty and the bad from São Paulo to Svendborg” (Instituição SAK – Svendborg, Dinamarca, 2011).

Rosilene Fontes, Dama com Coruja, 2016 [detalhe] - lápis de cor sobre papel, 106 x 160 cm (Divulgação)

serviço
Exposição: “Uma história da infância”, de Rosilene Fontes com curadoria de Ananda Carvalho.
Datas e horários: Abertura dia 4 de junho, das 12h às 18h. Em cartaz entre os dias 6 de junho e 2 de julho de 2016. De segunda a sexta-feira, das 13h às 19h; sábados, das 11h às 15h.
Local: Dconcept escritório de arte | Alameda Lorena, 1.257, G1 (Vila Flávio de Carvalho) - Jardim Paulista.
Entrada gratuita.