AGENDA DAS ARTES

Voltar

Um verão em Marianowo

Artistas: Danielle Noronha e Mauricio Parra

Curadoria: Renato de Cara

De 24/11 a 23/12

Galeria Mezanino Ver mapa

Endereço: Rua Cunha Gago, 208 - Pinheiros

Telefone: 11 3436-6306

A partir de 24 de novembro, a Galeria Mezanino apresenta duas exposições: “Um verão em Marianowo”, resultado da residência artística na Polônia dos artistas Danielle Noronha e Mauricio Parra, e “Desconstruções em tempos líquidos”, primeira individual do austríaco Martin Brausewetter.

Com curadoria de Renato De Cara, “Um verão em Marianowo” reúne pinturas em aquarela e óleo sobre linho, resultado da residência artística realizada por Danielle Noronha e Mauricio Parra, em julho deste ano, em Marianowo, cidade ao norte da Polônia. Durante quase um mês, a dupla conviveu com artistas dos mais variados países e culturas, e trabalhou na pintura de paisagens. Parra observou um lindo carvalho e, de diversos ângulos, registrou a árvore e as incidências de luzes em momentos distintos. Danielle documentou uma pedra e a tornou assunto de seu estudo, transformando o minério em poesia multicolorida.

As experiências dos dois artistas, hospedados no mais antigo monastério da Polônia, mesmo local da criação das obras que serão apresentadas, inspiraram novas linguagens transformando a mesma cena em diferentes paletas cromáticas. “Lidar com a paisagem, ainda mais sob uma luz que nos é tão diferente, uma vez que no verão o dia no hemisfério norte é mais longo, traz sempre, de alguma maneira, questões e relações novas”, explica Parra, que expõe dez óleos sobre linho em médio formato. De Danielle, uma grande aquarela se junta a outros vinte pequenos formatos.

Sobre os artistas
Danielle Noronha (São Paulo, 1979) formou-se em desenho industrial pela Universidade de Brasília. Com ampla pesquisa em aquarela, busca opô-la à tradição figurativa e minuciosa, chegando a utilizar brocha de parede em alguns trabalhos em contraposição ao traço delicado do pincel. Participou de três edições do SP Estampa; da exposição Grabados de Brasil (B.A., Argentina 2011). Em julho de 2013 participou da residência International Art Workshop em Gludsted, Dinamarca. Realizou sua primeira individual, Veículo de Viagem, na Galeria Mezanino em 2014.

Mauricio Parra (São Paulo, 1976) é formado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Taubaté. Frequentou os ateliês de Rubens Matuck, Roberto Grassmann e o ateliê de gravura do Museu Lasar Segall. Participou da Bienal Internacional de Gravura de Alijó (PT / 2012). Já realizou três individuais na galeria Mezanino, a última, resultado de residência no International Art Workshop 2013, em Gludsted na Dinamarca.

 Danielle Noronha, Sem título, 2015 (aquarela, 125 x 145 cm) / Divulgação

Maurício Parra, Sem título, 2015 (óleo sobre tela, 45 x 335 cm) / Divulgação

 

serviço
Exposição: "Um verão em Marianowo”, por Danielle Noronha e Mauricio Parra com curadoria de Renato de Cara.
Datas e horários: Abertura dia 24 de novembro, das 16h às 22h. Em cartaz até 23 de dezembro de 2015. De terça a sexta, das 11h às 19h.
Local: Galeria Mezanino | Rua Cunha Gago, 208 - Pinheiros.
Entrada franca.