AGENDA DAS ARTES

Voltar

Trânsito dos Infernos

Artistas: Tiago Carneiro da Cunha

Curadoria: -

De 1/4 a 7/5

Galeria Fortes D’Aloia & Gabriel - Galpão Ver mapa

Endereço: Rua James Holland, 71 - Barra Funda

Telefone: (11) 3392-3942

O Galpão Fortes Vilaça tem o prazer de apresentar a exposição individual "Trânsito dos Infernos – 2012/2015" de Tiago Carneiro da Cunha, a primeira do artista desde sua participação na "30a Bienal de São Paulo: A Iminência das Poéticas" em 2012, que destacou seu trabalho em escultura e vídeo. A mostra, em cartaz entre os dias 1º de abril e 7 de maio de 2016, reúne cerca de 20 pinturas óleo sobre tela, como resultado de uma pesquisa inédita em sua carreira. Dentre elas, está a que empresta o título à exposição, cujo cenário de carros sob um céu vermelho apocalíptico dita o tom crítico e dramático do que vem a seguir.

Tiago Carneiro da Cunha, Gostosa II, 2015 - óleo sobre tela [Oil on canvas] 48 x 57cm (Foto: Eduardo Ortega/Cortesia [Courtesy] Galeria Fortes Vilaça)

A fascinação pelo gesto, intensamente explorado nas esculturas, está de volta nesta série através do traço, que trabalha um humor corrosivo, porém marcadamente sentimental. Personagens e paisagens são totalmente reconhecíveis, embora distorcidos pela emoção, dotados de auras e intenções visíveis. Sua abordagem iconoclasta evoca as qualidades do belo e do feio com igual sensualidade, até serem confundidas por completo. A utilização de uma paleta de cores puras, em contrastes marcados por uma ampla gama de densidades e intensidades, realça ainda mais a expressividade dramática dos trabalhos.

As obras expostas foram selecionadas através de um processo intuitivo do artista, a partir de uma vasta produção realizada ao longo dos seus quatro últimos anos de pesquisa, onde se utilizou do improviso para a abordagem de cada uma das telas, em poucas e rápidas sessões de trabalho, num longo (por vezes arriscado) jogo de erros e acertos.

Tiago Carneiro da Cunha, A Hora II, 2015 - óleo sobre tela [Oil on canvas], 39 x 69 cm (Foto: Eduardo Ortega/Cortesia [Courtesy] Galeria Fortes Vilaça)

serviço
Exposição: "Trânsito dos Infernos – 2012/2015", de Tiago Carneiro da Cunha.
Datas e horários: De 01 de abril a 07 de maio de 2016. De terça a sexta, das 10h às 19h; sábados, das 10h às 18h.
Local: Galpão Fortes Vilaça | Rua James Holland, 71 - Barra Funda.
Entrada franca.
Brunch SP-Arte: Sábado, 09 de abril de 2016, das 11h às 14h.