AGENDA DAS ARTES

Voltar

Terra, Terreno, Território

Artistas: Dani Sandrini

Curadoria: -

De 5/10 a 13/12

Biblioteca Mário de Andrade Ver mapa

Endereço: Rua da Consolação, 94 - Centro

Telefone: (11) 3775-0002

Biblioteca Mario de Andrade apresenta “Terra, Terreno, Território”, exposição fotográfica de Dani Sandrini que fica em cartaz de 5 de outubro a 13 de dezembro. 

Pankarare - Dani Sandrini

Sandrini utiliza em suas obras uma técnica do século XIX para registrar o cotidiano das aldeias guaranis que sobrevivem nas zonas sul e oeste da cidade de São Paulo, bem como a de indígenas que migraram de aldeias de todo o país.  A técnica utilizada pela artista foi a de imprimir em papéis sensibilizados com o pigmento extraído do fruto jenipapo - utilizado por muitos indígenas para fazer suas pinturas corporais - ou diretamente em folhas de plantas, processo chamado de fitotipia (as próprias plantas abrigam as imagens).

A mostra reúne cerca de 60 folhas que foram impressas de forma artesanal a partir da ação da luz solar, em tamanhos variados, numa disposição que remete a raízes ramificações. “A maioria com quem conversei tem uma ligação muito forte com a terra, com a mata - a natureza e o que se pode extrair dela - e com os rituais, por isso o uso da planta como suporte nesse processo quase ritualístico”, comenta a artista.

Aldeia Itaendy - Dani Sandrini

Além dessas imagens, é possível conferir fotos que documentam o cotidiano indígena captadas  nas aldeias e em contextos urbanos, essas fotografias foram impressas em papéis a partir do pigmento do jenipapo, em um processo chamado antotipia. Ele se dá de forma lenta (por volta de 3 semanas para a produção de uma imagem) com a ação da luz UV. Cada imagem será impressa no tamanho 50x75cm. 

A exposição é fruto do projeto “Darueira”, contemplado no 1° Edital de apoio à Criação e Exposição Fotográfica criado pela Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, em 2018. 

Serviço
"Terra, Terreno, Território", de Dani Sandrini
Datas e Horários:De 5/10 a 13/12. De segunda a domingo, das 8h às 20h.
Local: Biblioteca Mario de Andrade | R. da Consolação, 94 - República, São Paulo.
Entrada livre e gratuita.