AGENDA DAS ARTES

Voltar

Tecido

Artistas: Marina Weffort

Curadoria: -

De 7/5 a 4/6

Galeria Marilia Razuk Ver mapa

Endereço: Rua Jerônimo da Veiga, 131 - Itaim

Telefone: (11) 3079-0853

A Galeria Marilia Razuk apresenta a partir de 7 de maio a exposição "Tecido" de Marina Weffort. Sua terceira individual na galeria e pela primeira vez expondo trabalhos em tecido, a artista agora age sobre a trama do tecido através do corte e retirada de fios verticais e/ou horizontais, resultando em desenhos geométricos sobre delicadas superfícies. A mostra fica em cartaz até 4 de junho com entrada franca.

Estes trabalhos se valem de uma lógica construtiva a fim de explorar questões como cheio e vazio, leve e pesado, tensão e distensão, superfície e profundidade, e passagem do tempo. Sem maiores artifícios, inclusive na forma de apresentá-los, pois são presos com pequenos pregos diretamente à parede, a artista nos apresenta estruturas que se valem do rigor dos elementos estruturantes inerentes ao material escolhido.

A natureza inicial do material, ortogonal e estável, com seus novos eixos e direções, ganha característica de elemento mutável. Os tecidos , em sua maioria de cores claras, são esticados diretamente sobre a parede, fazendo com que sua sombra seja incorporada a imagem da obra. Este sútil rebatimento de luz e sombra entrecruza o desenho da trama ao mesmo tempo que a insufla de ar, formando uma espécie de caixa vazada de linhas reagentes ao mínimo sopro. Revela uma lógica construtiva escultural àquilo que, em um primeiro momento, poderia parecer algo bidimensional, como um desenho ou uma pintura.

Os padrões de movimento que as peças de Marina revelam com a ação da mais sutil entrada de ar, muitas vezes assemelham-se com a imagem do sopro do vento em uma superfície de água. A rarefação da superfície, e sua fragilidade visual e física, contribuem para sua dissolução no espaço. Essa relação com o espaço e com a luz que atravessam as tramas dos tecidos exige do observador um permanente esforço para corporificar essas estruturas limite.

Marina Weffort, exposição Tecido (Divulgação)

serviço
Exposição: "Tecido", de Marina Weffort.
Datas e horários: Abertura dia 07 de maio, sábado, das 12h às 17h. Em cartaz até 04 de junho de 2016. De segunda a sexta-feira, das 10h30 às 19h; sábado, das 12h às 17h.
Local: Galeria Marília Razuk | Rua Jerônimo da Veiga, 131 – Itaim Bibi.
Entrada franca.