AGENDA DAS ARTES

Voltar

Quadra 27

Artistas: Vários

Curadoria: Fundação Theatro Municipal

A partir de 24/6

Praça das Artes - Theatro Municipal Ver mapa

Endereço: Avenida São João, 281 - Centro

Telefone: (11) 4571 0400

A partir de 24 de junho entram em cartaz duas exposições na Praça das Artes: "Quadra 27: O projeto Arquitetônico da Praça das Artes" e "Concretude Correlata". Ambas têm entrada gratuita e acontecem no Foyer do espaço e na Sala de Exposições, respectivamente. A curadoria é da direção artística da Fundação Theatro Municipal. A exposição "Quadra 27" traz reproduções de esboços, desenhos de projeto e fotografias que reconstituem parte da história da construção arquitetônica. Esta mostra será permanente e com entrada franca.

Praça das Artes em construção (Divulgação)

Construção icônica localizada bem no centro da cidade, a Praça das Artes recebeu vários prêmios nacionais e internacionais de arquitetura - entre eles o Prêmio APCA de Melhor Obra de Arquitetura de 2012, o prêmio de Edifício do Ano de 2013 pelo IconAwards, realizado pela Icon Magazine e finalista dos "Projetos Impressionantes das Américas", da Mies Crown Hall Americas, em 2014. 

Hoje, o local é um complexo cultural dedicado a diferentes expressões artísticas - música, dança, teatro, performances e exposições. É também sede da Escola de Dança e da Escola Municipal de Música de São Paulo, além de abrigar grupos artísticos da Fundação Theatro Municipal de São Paulo. Criada como extensão das atividades do Theatro Municipal suas características arquitetônicas indicam que sua vocação vai além da música e da dança eruditas. Em contraponto à arquitetura e à tradição do Theatro, a Praça conecta-se à cidade e busca apresentar, principalmente, iniciativas contemporâneas nas artes.

O nome “Quadra 27” remete à área que compreende as ruas Formosa (no Vale do Anhangabaú) e Conselheiro Crispiniano e a Avenida São João, que formam um “T”, conhecida como quadra 27 e que, com a construção da Praça das Artes, reforça o projeto de requalificação do entorno do Anhangabaú.

A Praça das Artes foi projetada por Marcelo Ferraz e Francisco Fanucci, do escritório Brasil Arquitetura e Marcos Cartum, da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo. Os arquitetos buscaram criar um espaço que contornasse o antigo prédio tombado do Conservatório Dramático e Musical de São Paulo e se apresentasse de forma mista como edifício e praça.

Praça das Artes (Divulgação)

serviço
Exposição: "Quadra 27".
Datas e horários: A partir de 24 de junho de 2016 (mostra permanente). De segunda-feira a sexta-feira, das 10h às 20h; sábados e feriados, das 10h às 18h.
Local: Praça das Artes | Av. São João, 281 - Centro.
Entrada gratuita.