AGENDA DAS ARTES

Voltar

Projeto SITU

Artistas: José Carlos Martinat

Curadoria: Bruno de Almeida

De 16/7 a 30/8

Galeria Leme/AD Ver mapa

Endereço: Avenida Valdemar Ferreira, 130 - Butantã

Telefone: (11) 3093-8184

A Galeria Leme recebe o peruano José Carlos Martinat para conceber o primeiro site-specific do projeto SITU, em exposição no espaço exterior do edifício da galeria entre os dias 16 de julho e 30 de agosto de 2015. Sob a curadoria de Bruno de Almeida e motivado tanto pela arquitetura do edifício da Galeria Leme, quanto pelas dinâmicas sociais da cidade de São Paulo, o artista peruano criou a sua instalação mais sutil até à data. Abdicando de uma ocupação física do exterior da galeria, ele foca nos fluxos imateriais, de discursos e informações, que participam ativamente da construção e contestação do espaço urbano.

Na sua instalação, Martinat engendra uma infraestrutura imperceptível ao transeunte, que torna o edifício num distribuidor camuflado de informações sobre a cidade de São Paulo. Estas são retiradas, em tempo real, de websites selecionados pelo artista. Após serem impressas, à semelhança de cupons fiscais, as informações são lançadas para o exterior do edifício, onde podem ser lidas e transportadas pelos transeuntes. Com este gesto, o artista indaga sobre a capacidade intrínseca a elementos inertes da cidade, tais como os edifícios, em ativar um engajamento com a realidade urbana entendida para lá da sua forma física, transformando o espectador num interlocutor silencioso e portador de informação.

Sobre o projeto
O SITU é uma plataforma de produção e pesquisa artística que indaga sobre as potencialidades de um diálogo entre arte, arquitetura e cidade, e suas possíveis reverberações e contribuições para uma problematização mais alargada da urbanidade contemporânea como matriz físico-social.

Este projeto convida uma série de artistas Latino-Americanos para, um após o outro, se apropriarem do espaço exterior do edifício da Galeria Leme, arquitetando obras temporárias e site-specific, que se relacionem tanto com a edificação quanto com o espaço público contíguo.

A escolha desta galeria se motiva, por um lado, pelo seu projeto, comissionado ao arquiteto brasileiro Paulo Mendes da Rocha (Prêmio Pritzker, 2006) em colaboração com os Metro Arquitetos Associados. Por outro, pela sua complexa história de construção, demolição, replicação e ampliação, que pode ser tomada como uma representação, numa pequena escala, dos processos evolutivos da cidade de São Paulo e de tantas outras metrópoles do sul geopolítico.

O foco curatorial recai sobre artistas cujas pesquisas gravitem em torno de problemáticas arquitetônicas e do espaço urbano, entre outros temas tangenciais. Por outro lado, incide em artistas Latino-Americanos, já que estes possuem um outro entendimento intelectual e corporal do espaço, que advém de uma intensa familiaridade com a complexidade da esfera pública e dos processos urbanos e sociais que são específicos à América Latina. 

Edifício da Galeria Leme, no bairro do Butantã

Detalhe de um dos "cupons" na intervenção realizada por José Carlos Martinat / Imagens: Galeria Leme

serviço:
Exposição: "SITU" com curadoria de Bruno de Almeida.
Datas e horários: Abertura dia 16 de julho, às 19h. De 17 de julho até 30 de agosto de 2015. De terça a sexta, das 10h às 19h; sábado das 10h às 17h.
Local: Galeria Leme | Av. Valdemar Ferreira, 130 - Butantã
Entrada franca.