AGENDA DAS ARTES

Voltar

Projection Soul

Artistas: Matias Duville

Curadoria: -

De 24/9 a 9/10

Galeria Luisa Strina Ver mapa

Endereço: Rua Padre João Manuel, 755 - Jardins

Telefone: (11) 3088-2471

Galeria Luisa Strina apresenta “Projection Soul” de Matias Duville que terá sua abertura na próxima terça-feira (24) das 19h às 21h e fica em cartaz até 9 de novembro


Matías Duville, Sem título , 2019, sanguinea sobre papel, 188 x 188 cm. Créditos: Divulgação

A mostra é a terceira individual do artista na galeria e revela suas imagens de grande porte criadas com sanguínea (carvão vermelho). O artista afirma que ao optar por utilizar novas técnicas é preciso tempo para habituar-se. “Sinto-me em um novo ambiente e demora até equalizar a estrutura do material com a dos trabalhos; é o começo de uma nova realidade”, reflete Duville.

O artista está trabalhando com sanguínea há um ano e meio e conta que depois dos dez primeiros desenhos a sensação que obteve foi a de olhar em direção ao sol com os olhos fechados. “O elemento propulsor desses trabalhos é o sol, o real. Os caminhos ou estradas que parecem conduzir até o Sol são um grande enigma”, afirma o artista.“Vermelha” é o nome que essa série de trabalhos recebeu.


Matías Duville, Sem título, 2019, Sanguina sobre papel, 188 x 300. Créditos: Divulgação

Anteriormente Duville trabalhou com lama para criar seus desenhos, essa experiência se deu ao longo de uma residência artística realizada no Rio de Janeiro, em 2018. No mesmo período o artista realizou uma vivência/workshop com alunos de artes no Parque Lage. “Quando uso lama, eu sou o desenho, porque é um material molhado, rápido e incontrolável. A mente também viaja rápido, sem filtros. Aqui, o material é seco, demorado e lírico”, compara o artista.

Para Duville, o desenho é uma forma que encontrou de ampliar sua mente e ativar novas áreas mentais. Nas séries apresentadas pela mostra é possível perceber que embora as obras tenham um caráter onírico, estão localizadas em um espaço concreto, pertencem a este mundo. 


Matías Duville, Sem título, 2019, Sanguina sobre papel, 188 x 300. Créditos: Divulgação

Além de seus desenhos o artista também apresenta esculturas feitas em bronze. “Nas esculturas, você tem uma maneira diversa de visualizar a mesma cena dos desenhos, ou seja, o contraste entre peso e levitação, entre cheio e vazio. São como microuniversos dentro das paisagens.”, completa Duville. 


Serviço
Projection Soul, de Matias Duville
Datas e Horários: De 24/9 a 9/10. De segunda a sexta-feira, das 10h às 19h; sábados, das 10h às 17h.
Local: Galeria Luisa Strina | Rua Padre João Manuel, 755 - Cerqueira César, São Paulo.
Entrada livre e gratuita.