AGENDA DAS ARTES

Voltar

Palm Line Clock Hand

Artistas: Mateo López

Curadoria: -

De 5/4 a 21/5

Galeria Luisa Strina Ver mapa

Endereço: Rua Padre João Manuel, 755 - Jardins

Telefone: (11) 3088-2471

A Galeria Luisa Strina apresenta entre os dias 5 de abril e 21 de maio de 2016 a mostra "Palm Line Clock Hand", segunda exposição individual do artista Mateo López. O trabalho do colombiano natural de Bogotá transita entre desenho, vídeo, escultura, design e performance. Além de ocupar a Sala 2 da galeria, Mateo reativará parte do espaço original da Galeria Luisa Strina, o qual funcionou por 35 anos e se encontra fechado desde 2010. A intenção é transformar este espaço em um espaço de projetos, onde os artistas tenham liberdade de experimentar. A galeria também recebe a mostra individual de Caetano de Almeida durante o mesmo período; ambas possuem entrada gratuita.

Time as activity - video still (Divulgação)

No espaço atual, serão mostrados dez desenhos em papel e uma escultura, os quais fazem referência às animações e funcionam como estudos para o projeto, que envolve animação e ação. No primeiro andar do espaço antigo – localizado a dois quarteirões do atual, na Rua Padre João Manuel, 974A – o artista fará uma vídeo-instalação composta por nove animações, esculturas inéditas e objetos. No terraço, Mateo apresentará uma escultura interativa cujo formato alude a um relógio e em determinados sábados, o coreógrafo e dançarino Eduardo Fukushima, convidado pelo artista para fazer uma colaboração, apresentará uma coreografia criada para a ocasião que se espelha nas ideias exploradas nos vídeos e desenhos.

A intenção é que o desenho seja duplamente transformado: de desenho para vídeo e de vídeo para movimentos corporais. A ideia surgiu do fato do estúdio do artista ser localizado em um antigo estúdio de dança em Nova York e, paralelamente, ao estar no estúdio, sentar-se, pesquisar, levantar-se, experimentar, até mesmo tomar café, criam uma certa coreografia, que varia a cada dia. Assim como Mateo López, o coreógrafo Eduardo Fukushima foi premiado pela bolsa suiça Rolex Mentor and Protègè Arts Initiative em 2012/2013, ocasião na qual os dois se conheceram. Como coreógrafo e dançarino vem apresentando seus trabalhos solos em importantes festivais pelo Brasil, América do Sul e Europa.

 

El Minutero 2 - video still (Divulgação)

No dia da abertura será lançado ‘XYZ’, livro de artista feito por Mateo López com edição limitada e duas versões diferentes. O livro foi publicado por S/W Ediciones, editora que colabora com artistas latino-americanos, emergentes e estabelecidos, para criar livros de artista com edições limitadas.

Mateo López, Palm lines, 2016 (Divulgação)

serviço
Exposição: "Palm Line Clock Hand", de Mateo López.
Datas e horários: Entre 5 de abril e 21 de maio 2016. De segunda a sexta, das 10h às 19h; sábados, das 10h às 17h.
As performances ocorrerão nos sábados dias 9 de abril, 23 de abril e 7 de maio, às 18h.
Local: Galeria Luisa Strina | Rua Padre João Manuel, 755 -Jardins.
Entrada franca.