AGENDA DAS ARTES

Voltar

Meu sertão

Artistas: Nilda Neves

Curadoria: Renato de Cara e Eugênia Gorini Esmeraldo

De 22/9 a 10/10

Galeria Mezanino Ver mapa

Endereço: Rua Cunha Gago, 208 - Pinheiros

Telefone: 11 3436-6306

A artista plástica baiana Nilda Neves apresenta sua exposição individual "Meu Sertão" a partir do dia 22 de setembro, na Galeria Mezanino. Ela ocupa um dos espaços da galeria paulistana, que também recebe obras do artista plástico paraense Emidio Contente. As mostras - que são organizadas pelo galerista Renato De Cara, ficam em cartaz gratuitamente até o dia 10 de outubro de 2015.

Nilda Neves começou a pintar quando precisou ilustrar a capa do seu segundo livro O Belo Sertão, lançado na Bienal do Livro em São Paulo, em 2010. Sua pintura espontânea revela o imaginário de seres, personagens, cenas do cotidiano, festas populares e recantos da sua cidade natal, Botuporâ, sertão da Bahia, carregadas de um toque de realismo fantástico e naïf. Produz com grande avidez em seu diminuto ateliê em Pinheiros. A curadoria conjunta é de Renato de Cara e de Eugênia Gorini Esmeraldo.

Sobre a artista
Nasceu em 1961, em Botuporã, no sertão da Bahia. Vive e trabalha em São Paulo, capital. Em Brumado (BA), estudou contabilidade e teve seu segundo filho. Com a família morou em várias cidades do estado e, ao divorciar, voltou para sua cidade natal, onde foi professora particular e de escola pública, ensinando matemática. Chegou a ter restaurante, fazendo muito sucesso. Perdendo parte da família nos anos 1990, resolveu vir para São Paulo em 1999 e, em 2010, escreveu o romance O Lavrador do Sertão em três dias. Logo depois lançou O Belo Sertão, com os seres lendários do Brasil, na Bienal do Livro do mesmo ano.

Para produzir a capa do livro resolveu ela mesma pintar e, desde então, não parou mais de produzir, contando suas lembranças e histórias do sertão. Hoje, em seu pequeno ateliê, possui um acervo com mais de 2 mil pinturas, além de músicas e esculturas.

Nilda Neves, Fazendo Farinha / Cortesia Galeria Mezanino

Nilda Neves, Galo e o Sapo / Cortesia Galeria Mezanino

serviço
Exposição: "Meu Sertão", de Nilda Neves  com curadoria de Renato de Cara e Eugênia Gorini Esmeraldo.
Datas e horários: De 22 de setembro (das 16h às 22h) até 10 de outubro de 2015. De terça a sábado, das 11h às 19h.
Local: Galeria Mezanino | Rua Cunha Gago, 208 - Pinheiros.
Entrada franca.