AGENDA DAS ARTES

Voltar

Meta-arquivo: 1964-1985 Espaço de Escuta e Leitura de Histórias da Ditadura

Artistas: Vários

Curadoria: Ana Pato

22/8 a 24/10

Sesc Belenzinho Ver mapa

Endereço: Rua Padre Adelino, 1000 - Belenzinho

Telefone: (11) 2076-9700

Sesc Belenzinho apresenta “Meta-arquivo: 1964-1985 Espaço de Escuta e Leitura de Histórias da Ditadura” mostra que fica em cartaz de 22 de agosto a 24 de novembro. A exposição tem curadoria de Ana Pato em uma parceria com o Memorial da Resistência e apresenta obras inéditas de Ana Vaz, Grupo Contrafilé, O grupo inteiro, Giselle Beiguelman, Ícaro Lira, Mabe Bethônico, Paulo Nazareth, Rafael Pagatini e Traplev.


Vista panorâmica da exposição. Créditos: Julio Kohl

O caráter pedagógico da mostra se revela na medida em que ela suscita questionamentos a respeito da documentação pública arquivada pelo Estado Brasileiro: como ler esses arquivos? Como construir memória a partir deles? Como aprender coletivamente sobre a história do país e de seu povo, a partir de sua análise? Como preservar esses acervos e, como consequência, a memória dos processos civilizatórios que alicerçam a sociedade atual?

Desde 2014, Ana Pato desenvolve um projeto de valorização dos processos de construção da história brasileira chamado Arquivo e Ficção. Seu  trabalho articula pesquisas artísticas e forma de grupos de trabalho em torno de arquivos e acervos, Pato decidiu colocá-lo em prática tendo em vista a invisibilidade, o abandono, e o risco de desaparecimento desses arquivos.


Perguntas às Pedras, Série 2 (Giselle Beiguelman). Créditos: Júnior Pacheco 

Em julho de 2018 um desses grupos de trabalho se consolidou e tem como objeto de pesquisa o período da Ditadura Civil Militar Brasileira (1964-1985). O grupo é composto pela curadoria, os artistas e as equipes do Memorial da Resistência e do Sesc Belenzinho. Os artistas passaram a desenvolveram ações artísticas a partir desses arquivos e o resultado está exposto na mostra. As obras produzidas lançam luzes sobre os processos que levam ao apagamento da memória - e a importância de se manter relevantes e presentes os acervos documentais da história.

Serviço
Meta-arquivo: 1964-1985 Espaço de Escuta e Leitura de Histórias da Ditadura
Datas e Horários: De 22/8 a 24/10. De terça a sábado, das 10 às 21h; domingos e feriados, das 10h às 19h30
Local: Sesc Belenzinho |Rua Padre Adelino, 1000
Entrada livre e gratuita