AGENDA DAS ARTES

Voltar

Melvin Edwards

Artistas: Melvin Edwards

Curadoria: -

De 2/2 a 16/3

Auroras Ver mapa

Endereço: Avenida São Valério, 426

Telefone: (11) 98185-0044 | (11) 99600-9876

auroras exibe, entre 2 de fevereiro e 16 de março de 2019, uma individual com novos trabalhos de Melvin Edwards. É a primeira vez que o artista norte-americano produz suas obras no Brasil e, além de esculturas feitas com ferro local, a mostra apresenta também instalações com arame farpado, que evocam o lado mais político de sua produção. A entrada durante a semana acontece mediante agendamento e é gratuita. Aos sábados, o espaço funciona das 11h às 18h.

Melvin Edwards é professor e artista plástico norte-americano que atua desde 1965. Foto: Divulgação.

Nascido no Texas (EUA), em 1937, Edwards cresceu durante intensa segregação racial. Em suas esculturas, ainda que formalmente abstratas, conseguimos reconhecer ferramentas agrícolas – memória da infância do artista no sul dos Estados Unidos – e correntes que remetem à escravidão e ao cativeiro. Os títulos das obras costumam trazer referências as culturas e religiões de origem africana e também seus desenvolvimentos no Brasil.

Outro material simbólico usado desde o final dos anos 60 é o arame farpado, com o qual Melvin executa seus “desenhos no espaço”. Essas obras criam novos campos dentro da arquitetura, onde coexistem abstração e a concretude das questões sociais.

Diferente da exposição realizada no MASP em 2018, que explorou amplamente uma importante série de esculturas chamada Fragmentos Linchados, o projeto no auroras privilegia o lado instalativo e político da obra de Melvin, urgente para nosso momento atual.

Serviço
Exposição: Individual de Melvin Edwards.
Datas e horários: Abertura dia 2 de fevereiro, sábado, das 11h às 18h. Em cartaz até 16 de março de 2019. Sábados, das 11h às 18h; domingo e durante a semana, com agendamento.
Local: auroras | Av. São Valério, 426 - Morumbi, São Paulo.
Entrada gratuita.