AGENDA DAS ARTES

Voltar

Marcelo Zocchio e a imagem materializada

Artistas: Marcelo Zocchio

Curadoria: Tadeu Chiarelli

De 19/3 a 6/6

Pinacoteca do Estado de São Paulo Ver mapa

Endereço: Praça da Luz, 2 - Largo General Osório, 66 - Luz

Telefone: (11) 3324-1000

O artista paulistano Marcelo Zocchio abre no dia 19 de março sua primeira exposição individual na Pinacoteca do Estado de São Paulo, onde reunirá 25 obras entre séries fotográficas, objetos e registros de intervenções. A mostra, com curadoria de Tadeu Chiarelli, fica em cartaz até o dia 6 de junho de 2016.

Marcelo Zocchio, Vista explodida, 2015 - impressão jato de tinta sobre papel algodão, cartão, MDF e madeira, 82 x 116 x 10 cm (Crédito: Marcelo Zocchio)

A partir da obra “Quadro, 2011”, adquirida pela Pinacoteca na última Assembleia de Patronos, a mostra destaca como os trabalhos do artista propõem uma discussão do estatuto da fotografia, ora explorando sua passagem para a tridimensionalidade, ora pondo em cheque seu efeito de veracidade e registro.

A exposição "Marcelo Zocchio e a imagem materializada" pretende ainda apresentar um recorte da produção recente do artista, em especial aquela na qual se identificam operações com a imagem fotográfica. “Penso que não é possível qualquer reflexão sobre a arte e o estatuto da imagem fotográfica na cena brasileira das últimas décadas sem passar pela produção de Zocchio, essa é a razão principal para essa exposição”, disse o curador da mostra e diretor geral da Pinacoteca Tadeu Chiarelli.

Marcelo Zocchio, Deck [Série Segunda Mão], 2010 - impressão jato de tinta sobre papel algodão, cartão, MDF e madeira, 76 x 121 x 24 (Créditos: Marcelo Zocchio)

Marcelo Zocchio, Guarda-roupa [Série Segunda Mão], 2010 - impressão jato de tinta sobre papel algodão, cartão, MDF e madeira, 165 x 125 x 30 cm (Créditos: Marcelo Zocchio)

serviço
Exposição: "Marcelo Zocchio e a imagem materializada", de Marcelo Zocchio com curadoria de Tadeu Chiarelli.
Datas e horários: Em cartaz entre 19 de março e 6 de junho de 2016. De quarta a segunda-feira, das 10h às 17h30 (permanência até as 18h).
Local: Pinacoteca do Estado de São Paulo | Praça da Luz, 02 - Luz.
Entrada: R$6,00 (inteira) e R$3,00 (meia). Crianças com menos de 10 e adultos com mais de 60 anos não pagam. Aos sábados a entrada é gratuita para todos os visitantes.