AGENDA DAS ARTES

Voltar

Man Ray em Paris

Artistas: Man Ray

Curadoria: Emmanuelle de l’Ecotais

De 21/8 a 28/10

Centro Cultural Banco do Brasil Ver mapa

Endereço: Rua Álvares Penteado, 112 - Centro

Telefone: (11) 3113-3651

O Centro Cultural Banco do Brasil de São Paulo (CCBB-SP) traz pela primeira vez um recorte significativo da obra de Man Ray na mostra “Man Ray em Paris”, que fica em cartaz de 21 de agosto a 28 de outubro. A exposição reúne 255 trabalhos do artista interdisciplinar que transita entre a pintura, a fotografia, a escultura, o cinema e outras linguagens. Man Ray é considerado um dos maiores artistas visuais do início do século XX e um expoente do movimento surrealista.


Les larmes [As lágrimas], 1932, Tiragem moderna © Man Ray 2015 Trust

Objetos, vídeos, fotografias e serigrafias de tamanhos variados podem ser vistos na exposição, os trabalhos reunidos foram criados entre os anos de 1921 e 1940, período em que o artista viveu em Paris e atingiu seu ápice de efervescência criativa.


Autoportrait Vers 1930. Epreuve gélatino-argentique d’époque, contact original recadré, solarisation. 8,5x5,4 © Man Ray 2015 Trust

A curadoria da mostra é assinada por Emmanuelle de l’Ecotais, Phd em história da Arte e  especialista no trabalho do artista, o Catálogo Raisonée também foi organizado pela pesquisadora. l’Ecotais optou por dividir a mostra em duas partes: a primeira reúne trabalhos que utilizam a fotografia como um instrumento de reprodução da realidade, com ênfase nos célebres retratos do artista- seu ateliê era uma referência entre a vanguarda intelectual que circulava pela Paris da década de 1920.


Long Hair 1929. Epreuve gélatino-argentique des années 1960. 100 x 70 © Man Ray 2015 Trust

O segundo bloco contempla as obras que manipulam a fotografia em laboratório, proporcionando as sobreposições, solarizações e “rayografias”, um termo criado por Man Ray (do inglês “rayographs”), em alusão a si mesmo. Esses processos fazem do artista o inventor da fotografia surrealista. “Após tornar-se rapidamente fotógrafo profissional, sua obra oscila, de maneira contínua, entre o trabalho de encomenda - o retrato, a moda -, de um lado, e o desejo de realizar uma ‘obra artística’, do outro. Em suas palavras, ‘o artista é um ser privilegiado capaz de livrar-se de todas as restrições sociais, cujo objetivo deveria ser  alcançar a liberdade e o prazer’.

Serviço
Man Ray em Paris, de Man Ray
Datas e Horários: De 21/8 a 28/10  Todos os dias, das 9h às 21h, exceto terças.
Local: CCBB SP | Rua Álvares Penteado, 112 – Centro
Entrada livre e gratuita