AGENDA DAS ARTES

Voltar

Lugar Familiar

Artistas: Ursula Tautz

Curadoria: Isabel Portela

De 5/5 a 4/6

Zipper Galeria Ver mapa

Endereço: Rua Estados Unidos, 1494 - Jardim América - São Paulo - SP CEP 01427-001

Telefone: 11 4306-4306

A inquietação de Ursula Tautz talvez seja a de muitos que estão na eterna busca de um pertencimento. O deslocamento, ou a sensação de um presente que não é preenchido, é uma das grandes questões trazida em “Lugar Familiar”, com curadoria de Isabel Portela, na Zipper Galeria. Primeira individual da artista carioca em São Paulo, a mostra faz parte do programa Zip’Up, dedicado a projetos mais experimentais e curatoriais inéditos. "Lugar Familiar" inaugura no dia 05 de maio, no mesmo dia em que a galeria também inaugura a mostra "Isso se dá porque", de Bruno Kurru. Ambas exposições seguem em cartaz até 04 de junho de 2016.

Ursula Tautz (Divulgação)

A busca de Ursula começa em uma viagem feita à cidade de Oldrzychowice Klodzkie, na Polônia, local de origem de sua família e antiga cidade alemã devolvida aos poloneses após os russos expulsarem as tropas germânicas na Segunda Guerra Mundial. Ao refazer essa trajetória, Ursula foi ao encontro de um passado desconhecido, mas que nunca deixou de ser presente.

Na tentativa de recuperar esse espaço, a artista visual se funde na paisagem e na terra. Com um vestido vermelho e em posição fetal, constrói um novo cenário a partir de suas fotografias. Ao mesmo tempo em que este é seu local de aconchego, é também um ambiente estranho, onde as casas já não estão mais no mesmo lugar,  as pessoas já não se mostram hospitaleiras e as cores e os cheiros não são os mesmos de outrora.

A individual conta com quatro fotografias em grande formato e uma videoinstalação, além de um objeto tridimensional na forma de um balanço estático. As fotos sobrepostas e manipuladas digitalmente resignificam o espaço e criam uma nova narrativa tanto para a cidade estrangeira quanto para a artista. Ao mesmo tempo em que ainda é estranha ao ambiente, a fotografia, pensada ao acaso, a regista como pertencente a ele. Sua inquietação quanto a este lugar de (não)pertencimento encontra-se em sua busca nesta exposição, fazendo com que a contradição entre o conforto e o incomodo seja sentida pelos visitantes.

A individual de Ursula Tautz permanece em cartaz até junho de 2016 (Divulgação)

serviço
Exposição: "Lugar Familiar", de Ursula Tautz com curadoria de Isabel Portela.
Datas e horários: Abertura dia 5 de maio, das 19h às 22h. Em cartaz até 4 de junho de 2016. De segunda a sexta, das 10h às 19h; sábado, das 11h às 17h.
Local: Zipper Galeria | R. Estados Unidos, 1494 - Jardim América.
Entrada gratuita.