AGENDA DAS ARTES

Voltar

Lendas Africanas dos Orixás

Artistas: Pierre Verger e Carybé

Curadoria: -

De 12/9 a 28/9

Galeria Marcelo Guarnieri Ver mapa

Endereço: Alameda Lorena, 1835 - Jardim Paulista

Telefone: (11) 3063-5410

A Galeria Marcelo Guarnieri apresenta “Lendas Africanas dos Orixás” de Carybé e Pierre Verger que fica em cartaz de 12 a 28 de setembro e comemora o lançamento da nova edição do livro “Lendas Africanas dos Orixás” de Pierre Verger e Carybé, publicado pela Fundação Pierre Verger.

Obra de Carybé. Créditos: Divulgação

A mostra reúne fotografias de Verger capturadas desde meados da década de 1930 até o final da década de 1970 que revelam cerimônias de culto aos Orixás na cidade de Salvador da Bahia, no Benin e no Haiti. Além das imagens, a exposição também apresenta objetos de culto e os instrumentos musicais sagrados. Os desenhos originais de Carybé, que foram criados para o livro podem ser conferidos na exposição. 

A publicação “Lendas Africanas dos Orixás” tornou-se um clássico da literatura de mitologia dos deuses africanos, e é um dos livros mais procurados por pesquisadores, religiosos e interessados na diáspora africana. A obra reúne uma coletânea de lendas coletadas por Verger em 17 anos viajando pela África Ocidental, desde 1948, período em que se tornou Babalaô (1950) e quando recebeu do seu mestre Oluô o nome de Fatumbi.

 

Obra de Pierre Verger. Créditos: Divulgação

A primeira edição do livro foi publicada em 1985 pela editora Corrupio. Neste ano, nova edição, em capa dura, apresenta  o prefácio inédito assinado por Reginaldo Prandi e um aplicativo para smartphones que permite ouvir as narrações de todas as lendas do livro feitas por Vovó Cici.

No dia 14 Vovó Cici ira narrar as lendas da cultura dos cultos aos deuses africanos. Vovó Cici é Nancy de Souza, Ebome do Ilê Axé Opô Aganju e contadora de histórias da Fundação Pierre Verger. O livro será vendido tanto na abertura e nesse evento pelo valor promocional de R$ 48,00.

Serviço
Lendas Africanas dos Orixás, de Pierre Verger e Carybé
Datas e Horários: De 12/9 a 28/9. De segunda a sexta-feira, das 10h às 19h; sábado, das 10h às 17h.
Local: Galeria Marcelo Guarnieri | Alameda Lorena, 1835 – Jardins, São Paulo.
Entrada livre e gratuita.