AGENDA DAS ARTES

Voltar

Lembre-se de lembrar

Artistas: Vários

Curadoria: Alexia Tala

De 15/3 a 28/5

Carbono Galeria Ver mapa

Endereço: Rua Joaquim Antunes, 59 - Jd. Paulistano

Telefone: (11) 4564-8400 / (11) 4564-8300

A Carbono Galeria abre nova exposição coletiva na terça-feira, 15 de março de 2016. Na exposição "Lembre-se de lembrar", a curadora chilena Alexia Tala seleciona artistas que nasceram ou vivem na América Latina para apresentar suas visões políticas, religiosas, estéticas e econômicas em diferentes suportes: vídeo, pintura, colagem, fotografia e escultura.

Os dez artistas apresentados trabalham com a mesma premissa de reinstalar a história de seus próprios países, buscando referências e informações através da memória. Este resgate de informações pode ser visto como uma releitura do passado – evidenciando seu caráter retórico, incompleto e ficcional - e consequentemente uma análise do presente. São eles: Alberto Baraya (Colômbia), Alfredo Jaar (Chile), Carlos Garaicoa (Cuba), Carlos Motta (Colômbia), Enrique Ramirez (Chile), Glenda Leon (Cuba), Karlo Andrei (Porto Rico), Lotty Rosenfeld (Chile), Melanie Smith (Inglaterra) e Sandra Gamarra (Perú).

Alfredo Jaar, I can't go on. I'll go on, 2016 (Divulgação)

“Independentemente das ideologias políticas que foram dominantes na América Latina, a oposição nestes momentos foi reprimida e silenciada. Depois do silencio, a identidade latino-americana tem muito a dizer.....O relato que constrói ‘Lembre-se de lembrar’ possui diferentes versões, ficções, memórias e intensidades, devolvendo potência a algumas histórias que merecem ser contadas”, comenta Alexia Tala em seu texto de curadoria.

Enrique Ramirez, Pacto do silêncio, 2016 (Divulgação)

Sobre a curadora
Alexia Tala é curadora independente, nasceu em Santiago, onde vive e trabalha. Atualmente é co-curadora da IV Trienal Poligráfica e de San Juan em Porto Rico, co-curadora da Bienal de Arte Paiz na Guatemala, curadora do clube de gravura do museu da Solidariedade Salvador Allende e diretora da Plataforma Atacama. Além de curadora de grandes exposições, Alexia fez a curadoria de mostras individuais de artistas como Cadu, Marcelo Moscheta e Hamish Fulton. Escreve para publicações na América Latina e Reino Unido. Foi membro dos comitês de Indicação PIPA 2012, 2013 e 2014.

Carlos Garaicoa, Vuelos endémicos II (obra 1), 2016 (Divulgação)

serviço
Exposição: "Lembre-se de lembrar", com os artistas Alberto Baraya, Alfredo Jaar, Carlos Garaicoa, Carlos Motta, Enrique Ramirez, Glenda Leon, Karlo Andrei, Lotty Rosenfeld, Melanie Smith, Sandra Gamarra e curadoria de Alexia Tala.
Datas e horários: Abertura dia 15 de março, às 19h30. Em cartaz até 28 de maio de 2016. De segunda à sexta, das 10h às 19h; sábado, das 11h às 15h.
Local: Carbono Galeria | R. Joaquim Antunes, 59 - Jd. Paulistano.
Entrada franca.