AGENDA DAS ARTES

Voltar

J. Carlos – Originais | Harun Farocki: quem é responsável?

Artistas: J,Carlos e Harun Farocki

Curadoria: Cássio Loredano, Julia Kovensky, Paulo Roberto Pires, Antje Ehmann, e Heloisa Espada

De 17/9 a 22/1 de 2020

Instituto Moreira Salles Paulista Ver mapa

Endereço: Avenida Paulista, 2424 - São Paulo, SP

Telefone: (11) 2842-9120

O Instituto Moreira Salles Paulista apresenta “J. Carlos – Originais” e “Harun Farocki: quem é responsável?”. A abertura será no dia 17 de setembro às 18h, na data haverá uma visita guiada conduzida por Cassio Loredano, um dos curadores da mostra de J.Carlos. Saiba mais sobre cada exposição a seguir:

“J. Carlos – Originais” 

Vinheta publicada em Careta, 13.04.1940. Grafite, nanquim e guache sobre papel, 21,6 x 30,7 cm. Coleção Eduardo Augusto de Brito e Cunha / Instituto Moreira Salles

“J. Carlos- Originais”  apresenta um panorama da obra do ilustrador e cartunista J. Carlos (1884-1950) e reúne quase 300 itens que variam entre publicações e desenhos. A mostra ocupa a galeria 1 do IMS Paulista e exibe caricaturas, charges, cartuns, alfabetos tipográficos, publicidade, enfim, uma imersão pelo universo gráfico das primeiras revistas ilustradas do Brasil. Cássio Loredano, Julia Kovensky e Paulo Roberto Pires assinam a curadoria da exposição.

As obras expostas na mostra fazem parte da coleção Eduardo Augusto de Brito e Cunha, que estão sob a guarda do IMS desde 2015. O acervo foi organizado pelo filho do artista e inclui as preciosas coleções encadernadas das publicações em que J. Carlos atuou, como Careta, Para Todos..., Fon-Fon! e Almanaque do Tico-Tico.

“Harun Farocki: quem é responsável?

A saída dos operários da fábrica em 11 décadas. Videoinstalação, 36', (2006). © Harun Farocki GbR

A mostra  “Harun Farocki: quem é responsável? ocupa a galeria 3 da instituição e apresenta sete obras que refletem sobre o mundo do trabalho, são filmes e videoinstalações que abordam como os meios de produção e as tecnologias permeiam as relações pessoais e a organização social. A curadoria é assinada por Antje Ehmann, curadora do espólio Harun Farocki, em Berlim, e Heloisa Espada, coordenadora de Artes Visuais do IMS. 

Entre março e junho deste ano o IMS Rio apresentou uma mostra de Farocki, “Quem é responsável” é uma sequência dessa primeira exposiçao. As obras apresentadas na sede paulista são diferentes das apresentadas no Rio de Janeiro. No entanto, a soma das duas exposições constitui a maior exibição de videoinstalações do artista alemão já realizada no Brasil.

Serviço
J. Carlos – Originais | Harun Farocki: quem é responsável?
Datas e Horários: De 17/9 a 22/1 de 2020. De terça a domingo e feriados (exceto segunda), das 10h às 20h. Às quintas-feiras, até as 22h. 
Local: IMS Paulista | Avenida Paulista, 2424 - São Paulo.
Entrada livre e gratuita