AGENDA DAS ARTES

Voltar

Invenções Híbridas

Artistas: Paulo Nenflidio

Curadoria: Fernanda Vogas

De 27/8 a 3/11

Caixa Cultural Ver mapa

Endereço: Praça da Sé, 111 - Centro

Telefone: (11) 3321-4400

A Caixa Cultural São Paulo apresenta “Invenções Híbridas”, mostra do artista paulista Paulo Nenflidi, que fica em cartaz de 27 de agosto a 03 de novembro e tem entrada gratuita. Em “Invenções Híbridas”, Nenflidi explora, de forma inovadora, as intersecções entre artes visuais, ciência, eletrônica, música e tecnologia. 

Obra 4,33 metros de Paulo Nenflidio. Créditos: Divulgação

A curadora, Fernanda Vogas apresenta ao público 18 trabalhos criados pelo artista nos últimos 15 anos, que vão além do valor estético a apresentam propostas interdisciplinares que abrangem eletrônica, movimento, aleatoriedade, robótica, física, interação e novas tecnologias. “A arte híbrida é um movimento de arte contemporânea que explora novas áreas de expressão em conjugação com outras linguagens (robótica, ciências físicas, tecnologias de interface experimental, biologia, entre outras). Transitar na obra híbrida de Nenflidio é caminhar por um espaço de deslocamentos entre arte, ciência e tecnologia”, completa a curadora.

Obra Monjolofone de Paulo Nenflidio

Entre as obras, destacam-se Monjolofone e 4,33 metros. A primeira é uma máquina de música aleatória e automática, movida a água. Para a máquina funcionar, o visitante precisa bombear a água do coletor para o reservatório e abrir as torneiras das respectivas notas musicais que se quer ouvir. A composição musical fica por conta do visitante, quanto mais torneiras abertas, maior a velocidade das percussões. Para ouvir músicas mais lentas, basta fechar um pouco as torneiras. A obra depende da participação do público para funcionar.

A segunda constitui um pêndulo de madeira com 4,33 metros de comprimento que se mantém em movimento contínuo. No ápice do seu movimento, o pêndulo encontra uma taça de cristal que contém água. O pêndulo toca tão sutilmente na taça que não é possível ouvir o som. A criação faz referência à ilustre obra musical do compositor John Cage, onde o silêncio é “tocado” por quatro minutos e trinta e três segundos.

Serviço
“Invenções Híbridas”, de Paulo Nenflidi
Datas e Horários: De 27/8 a 3/11. De terça-feira a domingo, das 9h às 19h.
Local: Caixa Cultural São Paulo | Praça da Sé, 111 – Centro, São Paulo.

Entrada gratuita e livre para todos os públicos. Acesso para pessoas com deficiência.