AGENDA DAS ARTES

Voltar

Individual Emmanuel Nassar

Artistas: Emmanuel Nassar

Curadoria: -

De 31/3 a 30/4

Galeria Millan Ver mapa

Endereço: Rua Fradique Coutinho, 1360 - Vila Madalena

Telefone: 11 3031-6007

Destaques da arte contemporânea brasileira, Emmanuel Nassar e Henrique Oliveira realizam exposições individuais a partir de 2 de abril nos dois espaços da Galeria Millan, enriquecendo o circuito paralelo à SP-Arte 2016. Os dois artistas trazem, em suas respectivas mostras, um significativo recorte de suas produções mais recentes. Ambas as mostras permanecem em cartaz até 30 de abril de 2016.

Emmanuel Nassar (Divulgação)

Emmanuel Nassar recria, no espaço original da galeria, uma espécie de jogo no qual mescla trabalhos de diferentes épocas e em diferentes suportes, potencializando algumas das questões que movem sua investigação há décadas. Profundamente irônico e avesso às classificações de sua obra a partir de critérios como data, técnica ou até mesmo autoria, o artista paraense – que se divide atualmente entre São Paulo e Belém – decidiu transformar a maior parede da galeria em estrutura para uma grande e ritmada colagem, composta por elementos diversificados. Trata-se de uma referência direta ao processo de trabalho do artista, que absorve, recria e reconstrói elementos do seu cotidiano, lançando mão de diferentes técnicas e estilos compositivos. “Quis mostrar como coisas aparentemente separadas podiam se unir sob meu olhar”, explica.

Percorrendo as ruas e mercados paraenses em busca de material ou estímulo, recolhendo e reelaborando objetos como brinquedos ou restos de instalações elétricas, chapas de ferro marcadas por escritos, desenhos e marcas do tempo, pedaços de madeira, fios e panos, Nassar acabou por desenvolver um processo criativo único, marcado pela ironia e por um leve acento crítico. Fotografando, recombinando ou simplesmente se alimentando desses índices – geométricos, cromáticos ou simbólicos –, acaba dando corpo a uma espécie de circo mambembe, impreciso porém desafiante. Como define Ligia Canongia, trata-se de uma “apropriação de signos e técnicas populares”. O que não significa de forma alguma um “elogio da precariedade ou da inocência”.

Emmanuel Nassar (Divulgação)

serviço
Exposição: Individual de Emmanuel Nassar.
Datas e horários: Abertura para convidados, dia 31 de março, às 19h. Em cartaz entre 2 e 30 abril de 2016. De terça a sexta, das 10h às 19h; sábado, das 11h às 18h.
Local: Galeria Millan | Rua Fradique Coutinho, 1360 - Vila Madalena.
Entrada franca.