AGENDA DAS ARTES

Voltar

História Natural

Artistas: Jorge Macchi

Curadoria: -

De 1/6 a 16/7

Galeria Luisa Strina Ver mapa

Endereço: Rua Padre João Manuel, 755 - Jardins

Telefone: (11) 3088-2471

A Galeria Luisa Strina apresenta a exposição "História Natural", individual do argentino Jorge Macchi. Nascido em Buenos Aires (1963), onde vive e trabalha, a trajetória do artista é marcada por sua característica multidisciplinar e multimídia, envolvendo trabalhos com técnicas desde desenho, pintura e aquarela; passando por texto, escultura, objeto, música, vídeo, fotografia, colagem, obras com luz, recorte, livro de artista, gravura, arquitetura, paisagismo; até chegar em instalações. A exposição, que fica em cartaz entre os dias 1 de junho e 16 de julho de 2016, está estruturada ao redor de duas grandes instalações: Aqui e Projeção.

A primeira delas, Aqui, consiste em uma pesada cruz de ferro que marca no espaço expositivo a localização precisa da galeria segundo coordenadas GPS e sua orientação de acordo com os pontos cardeais. A aparente fragilidade e invisibilidade dos dados e dos sistemas adquirem em Aqui materialidade e peso.

Projeção, obra ao centro da exposição, trata-se de uma parede autoportante, como as que são utilizadas em exposições para subdividir espaços. Nesse caso, porém, a parede está em uma posição de desequilíbrio, oblíqua, mantida nesta posição por uma série de 60 tensores que partem de um projetor de cimento instalado no teto da galeria. A imaterialidade da luz se torna gráfica e se materializa através dos tensores que colocam em cena uma situação de atração e rejeição.

O trabalho que intitula a mostra, História Natural, é uma versão contemporânea das vanitas barrocas. Todavia, aqui, a referência à fugacidade e ao vazio é contraditória por conta da estrutura e materialização das sombras e, justamente pela palavra História. É uma peça que se estrutura em dois tempos: um efeito no passado e suas consequências cristalizadas no presente.

Eingang é um óleo sobre tela de grandes dimensões que coloca um contraste violento entre suporte e matéria pictórica, e entre profundidade e superfície. Este trabalho dá continuidade a uma extensa série de pinturas que Macchi vem realizando desde 2010, algumas das quais foram mostradas pela galeria paulistana em 2011.

A mostra permanece em cartaz na galeria paulistana até 16 de julho de 2016 (Divulgação)

serviço
Exposição: "História Natural", de Jorge Macchi.
Datas e horários: Em cartaz entre os dias 1 de junho e 16 de julho de 2016. De segunda a sexta-feira, das 10h às 19h; sábados, das 10h às 17h.
Local: Galeria Luisa Strina | Rua Padre João Manuel, 755 - Cerqueira César.
Entrada franca.