AGENDA DAS ARTES

Voltar

Febril

Artistas: Lia Chaia

Curadoria: -

De 31/8 a 28/9

Galeria Vermelho Ver mapa

Endereço: Rua Minas Gerais, 350 - Higienópolis

Telefone: (11) 3138-1520

Galeria Vermelho apresenta a mostra “Febril” de Lia Chaia que terá sua abertura no dia 31 de agosto das 14h às 17h e fica em cartaz até 28 de setembro.

 A fonte, Lia Chaia. Créditos: Divulgação.

A exposição reúne obras que variam entre performances, vídeos, fotografias, desenhos e objetos e seu título se deu com base nas pesquisas da artista a respeito do corpo inserido nos meios natural e urbano. “O título está ligado à temperatura do corpo.  A febre, funciona como um mecanismo de defesa. É um momento para se estar alerta. O corpo em questão é o humano, o corpo social”, explica a artista. 

Entre as obras expostas destaca-se “A Fonte”, obra que registra em fotografias uma ação realizada no Viaduto do Ibirapuera, que revela uma figura feminina cujo corpo se camufla com imagens de vegetação, deixando entrever o seio da mulher que realiza a performance. 

Figura Encarnada e Mulher Verde em fase de montagem. Créditos: Divulgação

Na série “Figura Encarnada”, Chaia criou bonecos que lembram figuras humanas a partir de peças articuladas vermelhas, o resultado se assemelha aos bonecos usados em aulas de desenho de figura humana. Na exposição as obras parecem flutuar e danças no espaço e a artista afirma que apesar da semelhança com as figuras humanas seus bonecos trazem deformações, por este motivo ela os chama de “Transhumanas”.“Figura Encarnada é um trabalho que tem como referência a questão do ‘Transhumano’, uma vez que pensa, além do corpo humano, outros corpos existentes na natureza e os corpos mitológicos. Essa obra também se inspira nas pinturas corporais dos indígenas feitas como proteção contra os espíritos maus e como uma forma de defesa para enfrentarem o inimigo”, afirma Chaia.

Outra obra que faz parte de suas figuras “transhumanas” é “Mulher Verde”: “a Mulher Verde busca a intersecção entre naturezas distintas, como no corpo feminino, que nas suas conformações se metamorfoseia em Pachamama”, comenta Chaia.

Serviço
Febril, de Lia Chaia
Datas e Horários: De 31/8 a 28/9. De terça a sexta-feira, das 10h às 19h; sábado, das 11h às 17h.
Local: Galeria Vermelho | Rua Minas Gerais, 350 - Higienópolis, São Paulo.
Entrada livre e gratuita.