AGENDA DAS ARTES

Voltar

É um solo que os outros acompanham

Artistas: Vários

Curadoria: -

17/2 a 17/3

Edifício Lutetia Ver mapa

Endereço: Praça do Patriarca, 78 - Centro, São Paulo, SP

Telefone:

A mostra É um Solo que os Outros Acompanham é um convite dos artistas da primeira turma do curso de pós-graduação em Práticas Artísticas Contemporâneas da Fundação Armando Alvares Penteado - FAAP ao intenso processo de pesquisa e imersão realizada por eles. A coletiva reúne trabalhos em diversas linguagens assinados por dez nomes: Carolina Velasquez, Duxo Durazzo, Júlia Milaré, Malka Borenstein, Marietta Toledo, Miriam Bratfisch Santiago, Natasha Barricelli, Pedro Guedes, Roberto Vietri e Sofia Saleme.

A inauguração da mostra acontece no dia 17 de fevereiro de 2018, a partir das 11 horas, no Edifício Lutetia, um prédio clássico do cenário de São Paulo, projetado por Ramos de Azevedo na década de 1920, que foi restaurado e modernizado pelo esforço de professores e alunos da Faculdade de Artes Plásticas da FAAP - curso de Arquitetura. Em 2000, a restauração da fachada, do hall de entrada do prédio e reforma das áreas internas foram realizadas para a utilização do espaço como centro cultural. O Edifício fica localizado na Praça Patriarca, no centro de São Paulo. A mostra, que poderá ser visitada de quinta a sábado até o mês de março (dia 17), contará com uma intensa programação unindo performances e conversas com os artistas.


(Carolina Velasquez, Performances Fabulosas, 2016)

"É um Solo que os Outros Acompanham" é o resultado de intensos processos de troca e imersão na pesquisa de arte, realizada durante dois anos, cuja tônica foi a experimentação aliada a um engajamento constante do artista enquanto formulador de pensamentos – o que levou ao desenvolvimento de ensaios que convivem com os trabalhos visuais. Gestos intensos de partilha marcaram também os diálogos entre os estudantes e os professores - artistas e curadores: Andrea Tavares, Galciani Neves, Lívia Aquino, Marcos Moraes, Paulo Miyada, Regina Parra, Ronaldo Entler, Thiago Honório, entre outros.

O título da mostra é uma apropriação de um trecho de uma entrevista ao filósofo Gilles Deleuze. Quando questionado sobre possíveis rivalidades com Michel Foucault, Deleuze confessa que, embora nunca tivessem trabalhado juntos, ele sabia que quem seguia Foucault e assistia às suas aulas, vivenciava sua intensidade. Tratava-se de uma troca ressonante, como devem ser as “belas aulas” ou como se dá num concerto musical: “é um solo que os outros acompanham”.


(Sofia Saleme, Você! Pá do Coveiro do Cemitério do Morumbi, 2017)

Serviço:
É um Solo que os Outros Acompanham, (vários artistas)
Datas e Horários: Em cartaz de 17 de Fevereiro a 17 de Março de 2018. De quinta a sábado das 10h às 17h.
Edifício Lutetia - MAB-FAAP Centro, Praça do Patriarca, 78- Centro, São Paulo - SP
Gratuito.