AGENDA DAS ARTES

Voltar

Daniel Senise – Todos os Santos

Artistas: Daniel Senise

Curadoria: Daniela Labra

De 27/8 a 13/10

Instituto Tomie Ohtake Ver mapa

Endereço: Avenida Brigadeiro Faria Lima, 201 - Pinheiros - São Paulo - SP CEP 01451-001

Telefone: (11) 2245-1900

Instituto Tomie Ohtake apresenta “Daniel Senise: Todos os santos”, a mostra fica em cartaz de 27 de agosto a 13 de outubro e reúne obras inéditas ou pouco vistas do artista carioca que expõe suas intervenções sobre ampliações fotográficas. A abertura será no dia 27 às 20h.

Sorocabana V (galpão), 2017 (DS1295-17), peças de madeira colados em fotografia sobre placa de alumínio,  Daniel Senise. Créditos: Divulgação

A curadora, Daniela Labra, afirma que a exposição revela um “imbricamento de linguagens” que é fruto do pensamento pictórico do artista. “Desdobram sobre superfícies e imagens fotográficas o discurso acerca de memória, espacialidade, representação, materialidade, história da arte ocidental e filosofia que definem a pós-pintura de Daniel Senise”, comenta.

Sorocabana III (cozinha clara), 2017 (DS1293-17), azulejos colados  em fotografias sobre placa de alumínio. Daniel Senise. Créditos: Divulgação

Os trabalhos apresentados são de grande porte, o maior deles - 5 x 3,66 metros – foi criado a partir de fragmentos de matéria queimada coletados no interior do Teatro Villa-Lobos, no Rio de Janeiro, incendiado em 2011 e até hoje interditado. O ocorrido aconteceu momentos antes da reinauguração do teatro, que havia passado por um processo de reforma. Este material em conjunto com o  alumínio espelhado, provoca um jogo com o espaço, através dessa obra o artista reafirma o seu interesse pela ideia de ausência e pela arquitetura, temas recorrentes em sua produção. “Nesta obra, a fotografia sai e entra o espelho como suporte, refletindo por entre restos carbonizados o real invertido que habita seu lado de fora”, completa a curadora. 

Nas outras obras da mostra Senise substitui a tela pela fotografia e revela imagens de espaços como o antigo galpão da Estrada de Ferro Sorocabana, o Hospital Matarazzo, locações na Bahia, Nova York, entre outras paisagens. Os trabalhos foram realizados entre 2005 a 2019 e contam com a colaboração de Mauro Restiffe, Caetano Dias, Tiago Barros e Fernando Laslo.

Serviço
Daniel Senise: Todos os santos, de Daniel Senise
Datas e locais: De 27/8 a 13/10. De de terça a domingo, das 11h às 20h
Local: Instituto Tomie Ohtake |Av. Faria Lima 201
Entrada livre e gratuita