AGENDA DAS ARTES

Voltar

Comigo ninguém pode

Artistas: Vários

Curadoria: Mirtes Marins de Oliveira

De 21/9 a 24/1/20

Galeria Jaqueline Martins Ver mapa

Endereço: R. Dr. Cesário Mota Júnior, 443 - Vila Buarque

Telefone: (11) 2628-1943

Galeria Jaqueline Martins apresenta “Comigo ninguém pode” mostra coletiva que reúne trabalhos de Amélia Toledo, Ana Mazzei,  Georgete Melhem, Isabela Capeto, Letícia Parente, Lydia Okumura, Maria Noujaim, Marta Minujín, Martha Araújo, Paula Garcia, Regina Vater e Ubu Editora, e fica em cartaz de 21 de setembro a 24 de janeiro de 2020.


Martha Araújo, Para Um Corpo Nas Suas Impossibilidades, 1985. Créditos: Divulgação

A curadoria é assinada por Mirtes Marins de Oliveira e a mostra ocupa os dois andares da galeria. O tema central da exposição é a discussão sobre  a noção de feminino, que constantemente é atrelada a atributos de delicadeza, intuição, intimidade, acolhimento, afeto, colocados, em geral, como antítese ao universo da racionalidade, força, organização e precisão. 


Georgete Mellhem, Umas&Outras, 1968. Créditos: Divulgação

As obras das artistas foram concebidas desde os anos 1960 até a atualidade e variam em suas linguagens, temáticas e momentos históricos. “Comigo ninguém pode”(1981), obra de Regina Vater, dá nome à exibição por evidenciar o interesse da artista em discutir categorias limitadoras e excludentes, a peça sintetiza os objetivos da mostra. 

Regina Vater, Comigo ninguem pode, 1983. Créditos: Divulgação

Além dos trabalhos das artistas, a mostra reúne publicações e livros de artistas mulheres, organizada por Desapê, além de uma seleção especial de obras em vídeo feita em parceria com a Associação Cultural Videobrasil. Para fundamentar o pano de fundo histórico da mostra são apresentados textos feministas, com destaque para os manifestos feministas futuristas de Valentine de Saint-Point (1875-1953) e “A mulher é uma degenerada” (1924), de Maria Lacerda de Moura.

Serviço
Comigo ninguém pode
Datas e horários: De 21/9 a 24/1/20. De terça a sexta-feira, das 10h às 19h; sábado, das 12h às 17h.
Local: Galeria Jaqueline Martins | Rua Dr. Cesário Mota Junior, 433 - Vila Buarque, São Paulo.
Entrada gratuita.