AGENDA DAS ARTES

Voltar

Avalanche

Artistas: Katinka Bock

Curadoria: Fernanda Brenner

De 31/8 a 9/10

Pivô Ver mapa

Endereço: Ed. Copan, avenida Ipiranga, 200 - Centro

Telefone: (11) 3255-8703

Pivô apresenta “Avalanche”, mostra da artista alemã Katinka Bock que fica em cartaz de 31/8 a 9/11 e encerra o programa anual da galeria. A exposição marca a primeira vez que a artista, que vive em Paris, apresenta seus trabalhos na América do Sul.

Obra de Katinka Bock. Créditos: François Doury

 

A mostra tem curadoria de Fernanda Brenner e reúne obras inéditas produzidas pela artista ao longo de visitas a São Paulo e a partir de sua relação com o prédio ocupado pelo Pivô, o icônico Edifício Copan.

"Esta exposição é sobre lugares onde as pessoas vivem juntas, populações, zonas problemáticas, zonas de contato e ternura, corpos poluídos, perda de controle, momentos em suspensão, motivos para ficar juntos. Cidades são todas diferentes, mas iguais. Paris e São Paulo, quem se importa, humanos e animais, concreto e palavras, vasos e rachaduras, talvez seja apenas uma questão de temperatura e intensidade. No fim é sobre dignidade", sintetiza a artista.


Obra de Katinka Bock. Créditos: Olivier Dancy

Para construir sua poética, a artista  construiu esculturas feitas em bronze, cerâmica, argila crua e outros materiais, orgânicos ou inorgânicos, recorrentes em sua produção.

Uma das características da obra da artista é propor trabalhos que criam um movimento contínuo entre o interior e o exterior dos espaços onde são alocadas, interferindo também nas interações sociais que permeiam suas locações.

Sobre a artista
Katinka Bock (Frankfurt, 1976) vive e trabalha em Paris e Berlim. Entre suas exposições individuais estão "Radio/Tomorrow's Sculpture", IAC (2018); "RADICETERNA", Manifesta 12 (2018); "Smog", Meyer Riegger (2017); "Horizontal Alphabet (black)", MUCEM; "-0-0—0", Mercer Union (2017). Recebeu os prêmios e bolsas da Fondation d'entreprise Ricard Prize (2012); Museum of Contemporary Art de Detroit (2010) e Cité internationale des Arts (2007). Em outubro de 2019 terá uma exposição individual no Centre Georges Pompidou como parte do Prix Marcel Duchamp, o prêmio de arte mais importante da França. Sua produção é regularmente discutida em publicações como Le Monde, Vogue, Beaux Arts Magazine, Frieze Magazine, Art Press, ArtForum, Artnet, entre outras.

Serviço
Avalanche, de Katinka Bock
Datas e Horários: De 31/8 a 9/11. De terça a sexta das 15h às 20h.
Local: Pivô |Av. Ipiranga, 200, loja 54 (Edifício Copan)