AGENDA DAS ARTES

Voltar

Atrás da Pedra - Por uma Terra sem Males

Artistas: Thiago Carvalho

Curadoria: -

De 8/1 a 28/2

Salão da Fotografia Consigo Ver mapa

Endereço: Rua Conselheiro Crispiniano, 105 – 1º andar - Centro

Telefone: (11) 3214-2660

Entre os dias 8 de janeiro e 28 de fevereiro de 2016, o Salão de Fotografia Consigo apresenta a mostra "Atrás da Pedra - Por uma terra sem males", de Thiago de Carvalho. A exposição fotográfica é um registro das três aldeias indígenas do bairro Jaraguá, em São Paulo, enquanto eram tomadas as cenas do documentário "Atrás da Pedra - Resistência Tekoa Guarani", dirigido pelo próprio fotógrafo e com roteiro da jornalista Taís Oliveira e produção do também jornalista Guilherme Queiroz.

Foto: Thiago Carvalho

“Atrás da Pedra” eles estão em contato com a mata, plantam sua comida tradicional, dançam, cantam e rezam. Em resumo, esta prática é chamada de Nhanderekó, que em português quer dizer o modo de vida. Lutar e resistir também tem feito parte do cotidiano dos Guarani, quando ainda aguardam a demarcação de suas terras "Atrás da Pedra". 

Em busca de uma “Terra Sem Males”, os índios Guarani Mbyá também estão presentes no bairro do Jaraguá, em São paulo. Três de suas aldeias estão próximas ao Parque Estadual Pico do Jaraguá. Para eles, o Pico do Jaraguá faz referência a uma pedra gigante. Sendo assim, batizaram uma de suas aldeias de Itakupe, que significa em português Atrás da Pedra.

A mostra, com 24 fotografias, observa alguns e pequenos detalhes, como o modo de vida do índio guarani nesta região. Discute e permite ao visitante refletir sobre sua busca pela Terra Sem Males e a importante presença indígena no contexto urbano de São Paulo. O destaque vai para o sorriso e o olhar das crianças, que parecem traduzir esperança na busca por uma terra sem males.

Foto: Thiago Carvalho

Sobre o artista
Thiago Carvalho é fotógrafo e jornalista. Descobriu o desejo de fotografar o cotidiano, os problemas sociais e descobriu um outro lado da fotografia: o fotojornalismo. Thiago participou da 13a. Semana Nacional de Museus 2015 na TV Cultura, em parceria com a Fundação Padre Anchieta e com a IBRAM (Instituto Brasileiro de Museus) onde apresentou “Reflexão Visual“, um ensaio fotográfico que propõe e desafia um novo olhar sobre a cidade por meio da fotografia, e também de outra exposição em coletivo no Picadeiro do Yelp com o apoio do Projeto São Paulo City.

Foto: Thiago Carvalho

serviço
Exposição: "Atrás da Pedra - Por uma terra sem males", de Thiago Carvalho.
Datas e horários: De 8 de janeiro a 28 de fevereiro de 2016. De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h; sabado, das 9h às 13h.
Local: Salão de Fotografia Consigo | Rua Conselheiro Crispiniano, 105, 1º andar - República.
Entrada franca.