AGENDA DAS ARTES

Voltar

Arte Ebru e Caligrafia Turca

Artistas: Vários

Curadoria: -

De 30/5 a 4/6

Palácio 9 de Julho (ALESP) Ver mapa

Endereço: Av. Pedro Álvares Cabral 201 - Parque Ibirapuera

Telefone: (11) 3886-6000

Entre os dias 30 de maio e 4 de junho de 2016, o Palácio 9 de Julho, sede da Assembleia Legislativa de São Paulo, recebe uma programação cultural em homenagem à Turquia, com mostras de arte Ebru e de Caligrafia Turca para comemorar o Dia da Turquia no Brasil. A arte Ebru é uma técnica oriunda do Império Otomano, praticada há 500 anos e conhecida como marmorização turca, uma alusão ao efeito da ondulação da água, que permite criar padrões semelhantes aos do mármore. No Ebru clássico, as belezas da natureza são desenhadas na água com as cores naturais e cores vibrantes, e são transmitidas para folha. O nome significa nuvem em Persa.

Outra mostra que representa a identidade do país é a série de Caligrafia Turco-Otomana, adotada desde a fundação da República da Turquia, no século XX. Segundo escritores islâmicos, a caligrafia "é uma geometria espiritual criada pelo Império Otomano através de ferramentas e materiais utilizados para produzir papel, lápis e tinta."

A exposição de fotografias com paisagens de Istambul e o concerto de música tradicional do país completam a programação cultural. O concerto será apresentado pelo Trio Nazar. Alaúdes, bateria e contrabaixo dão o tom das músicas “clássicas” da Turquia, a exemplo de Zeybeks, que remete às antigas danças de guerreiros turcos.

(Reprodução)

serviço
Exposição: "Dia da Turquia e da Comunidade Turca em São Paulo".
Datas e horários: Abertura dia 30 de maio, às 19h30. Em cartaz até o dia 4 de junho de 2016. De segunda a sexta-feira, das 8h às 20h.
Local: Palácio 9 de Julho (ALESP) | Av. Pedro Álvares Cabral 201 – Parque Ibirapuera.
Entrada franca.