AGENDA DAS ARTES

Voltar

47ª Anual de Arte FAAP

Artistas: Vários

Curadoria: -

De 24/11 a 16/2

MAB - Museu de Arte Brasileira | FAAP Ver mapa

Endereço: Rua Alagoas, 903 - Prédio 1 - Higienópolis

Telefone: (11) 3662-7198

A "47ª Anual de Arte FAAP" abre no próximo dia 24 de novembro, apresentando  trabalhos selecionados, entre 150 inscritos. A exposição conta ainda com uma sala especial dos artistas que participaram do Programa de Residência Artística da FAAP,  na Cité des Arts, em Paris. Com entrada gratuita, a exposição estará aberta de 24 de novembro a 10 de fevereiro de 2016.

Realizada pela primeira vez em 1965, a "Anual de Arte FAAP", da Fundação Armando Alvares Penteado, é considerada uma das mostras mais tradicionais e duradouras entre as de arte contemporânea da cidade de São Paulo. No ano de sua 47ª edição, serão apresentados 24 trabalhos selecionados, nas mais variadas linguagens, meios e suportes, como desenho, pintura, gravura, colagem, vídeo, fotografia e objeto, além de projetos sonoros e intervenções.

Os trabalhos foram selecionados por uma comissão formada pelos artistas e professores da FAAP, Lucas Bambozzi, Regina Johas e Thiago Honório. Cerca de 150 trabalhos foram inscritos. “Os critérios de seleção consideram não somente a qualidade das obras, como também a inovação, o domínio das linguagens utilizadas e a coerência com os referenciais da contemporaneidade”, explica o professor Marcos Moraes, coordenador do curso de Artes Visuais da FAAP e também um dos integrantes da Comissão de Seleção.

Aguardada por alunos, professores, profissionais de artes e pela comunidade, a "Anual de Arte" reforça o compromisso da FAAP de estimular a produção artística contemporânea, além de ser um berço de talentos reconhecidos nacional e internacionalmente. Entre eles, destacam-se nomes como André Komatsu, Graziela Kunsch, Guilherme Peters, Lia Chaia, Marcela Tiboni, Marcius Galan, Mariana Palma, Marina Rheingantz, Maurício Ianês, Mauro Piva, Monica Nador, Rafael Assef e Rodolpho Parigi.

Nesta edição comemorativa do cinquentenário da Anual, a artista Flavia Junqueira, formada em Artes Plásticas pela FAAP, retorna à exposição. Flávia expôs na Anual de Arte quando ainda era aluna da graduação. Agora, participa como aluno do curso de pós-graduação em Fotografia.

Flávia Junqueira, Jesus Falls, 2015 / Divulgação

Sala especial
Além das obras selecionadas, a "Anual de Arte" conta todos os anos com uma sala especial onde são apresentados os trabalhos de dois artistas convidados, que participaram do Programa de residência artística na Cité des Arts, em Paris, a partir do convênio entre a FAAP e a instituição francesa. Nesta edição, o público poderá conferir os trabalhos dos artistas Rodrigo Sassi e Ulysses Bôscolo, além de materiais que documentam e apresentam a pesquisa desenvolvida ao longo dos seis meses de investigações artísticas.

Alunos selecionados para a 47ª Anual de Arte
Ana Victória Surian – graduação em Artes Visuais
Andrea Munhoz – graduação em Artes Visuais
Fernanda Galvão – graduação em Artes Visuais
Flávia Junqueira – pós-graduação em Fotografia
Emídio Contente – pós-graduação em Fotografia
Gabriel Pitan Garcia – graduação em Artes Visuais
Giulia Frascino – graduação em Artes Visuais
Isabella Beneduci Assad – graduação em Artes Visuais
Israel Macedo – graduação em Artes Visuais
Joao Fasolino – graduação em Artes Visuais
Julia Alves Rodrigues – graduação em Artes Visuais
Luana Fortes – graduação em Artes Visuais
Lucas Länder – pós-graduação em Design Gráfico
Luiza Schuch – graduação em Artes Visuais
Manoela Cezar – graduação em Cinema
Marina Hachem – graduação em Artes Visuais
Pedro Silva – graduação em Artes Visuais
Rafaela Foz – graduação em Artes Visuais
Raphaela Melsohn – graduação em Artes Visuais
Roberto Capobianco – graduação em Artes Visuais
Thalyssa Araujo – graduação em Artes Visuais

Artistas convidados 
Ulysses Bôscolo
Esteve em residência artística pela FAAP na Cité des Arts, em Paris, no primeiro semestre de 2015. O artista é formado em Artes Plásticas pela FAAP e trabalha com gravuras em metal, xilogravuras, pinturas, objetos e ilustração de livros. Em 2007 realizou exposições em Nova York pela galeria Gravura Brasileira: Steuben West Gallery, no Pratt Institute e no Goloboroko´s Studio, com curadoria de Eduardo Besen. Dedica-se em período integral a arte de desenhar, gravar e imprimir sobre papel, produzindo cadernos de colagens, fotografias e aquarelas. Em 2010 um dos seus álbuns de xilogravuras e madeiras foi adquirido pelo Shopping Iguatemi para fazer parte do acervo da Pinacoteca do Estado de SP.

Rodrigo Sassi
Esteve em residência artística pela FAAP na Cité des Arts, em Paris, no segundo semestre de 2014. É formado em Artes Plásticas pela FAAP e atualmente sua produção é dedicada à pesquisa tridimensional, atuando entre os limites da escultura e instalação. Já recebeu os prêmios Funarte de Artes Contemporânea, em 2013, e 3º Salão de Artistas sem Galeria, em 2012. Já fez Residência Artística no Museu de Arte Moderna Aloisio Magalhães em Recife (PE). Realizou exposições individuais e coletivas em diversos espaços culturais pelo Brasil.

Lucas Länder, Paisagem Descritiva, 2015 / Divulgação

Fernanda Galvão, Rafaela, 2015 / Divulgação

serviço
Exposição: "47ª Anual de Arte FAAP", com obras de diversos artistas.
Datas e horários: Abertura dia 23 de novembro, às 20h. Em cartaz entre 24 de novembro e 10 de fevereiro de 2016. De terça a sexta-feira, das 10h às 20h; sábados, domingos e feriados, das 13h às 17h (fechado às segundas-feiras, mesmo quando feriado).
Local: Museu de Arte Brasileira (MAB-FAAP) | Rua Alagoas, 903, Prédio 1 – Higienópolis.
Entrada gratuita.