AGENDA DAS ARTES

Voltar

15 Fotógrafos

Artistas: Vários

Curadoria: Ian Duarte Lucas

De 22/8 a 23/9

Verve Galeria Ver mapa

Endereço: Rua Lisboa, 285 - Jardim Paulista

Telefone: (11) 2737-1249

Em continuidade a sua agenda de exposições temporárias, a Verve Galeria inaugura na terça-feira, dia 22 de agosto, a mostra "15 Fotógrafos", com curadoria de Ian Duarte Lucas e 18 fotografias de Armando Prado, Beatriz Albuquerque, Cristiano Mascaro, Flávio Samelo, Gabriel Wickbold, Guilherme Licurgo, Jairo Goldflus, Janaina Matarazzo, Juan Esteves, Kikyto Amaral, Luisa  Malzoni, Luiz Bhering, Pierre Verger, Roberto Cecato e Vânia Toledo. Em meio ao bombardeio de imagens que permeiam intensamente o cotidiano, onipresentes tanto no âmbito público como no privado, a coletiva propõe destacar os aspectos investigativo e provocador da Fotografia, explorando a produção autoral destes artistas. A exposição segue em cartaz até o dia 23 de setembro de 2017, com entrada gratuita.


Janaina Matarazzo - “Little Angel”, 2017. Ampliação sobre papel de algodão, 90 x 120 cm.

Sem temática específica, a imagem em preto e branco representa o fator em comum entre os trabalhos da nova mostra coletiva da Verve Galeria. A fotografia em preto tem o poder de abstrair a beleza do pensamento conceitual que está na gênese do trabalho dos fotógrafos. Neste sentido, diferentes posturas e temáticas são exploradas por meio desta técnica, que já produziu fotografias tão icônicas ao longo da História.

Para a coletiva, o olhar do fotógrafo é o ponto de partida do qual são originadas inúmeras imagens que exploram a complexa relação tempo-espaço. A leitura da fotografia ocorre então de maneira não linear, em que relações significativas são geradas entre os elementos da imagem e os processos que nela resultam.


Pierre Verger - “Cuba”, 1957. Impressão sobre papel de algodão, 15 x 20 cm.

Desta forma, a fotografia tem a capacidade de explorar a dialética interna das imagens que construímos do mundo, nos desafiando a refletir sobre os conceitos que temos da realidade. Como analisa o curador Ian Duarte Lucas: “No tempo das várias velocidades, em que as imagens continuam sendo as principais mediadoras entre nós e o mundo, o olhar sempre atento dos fotógrafos tem a virtude de descortinar novas perspectivas, verdadeiras janelas de consciência para uma realidade que necessita de cada vez mais compreensão”.  


Jairo Goldflus - Sem título, 2015. Impressão sobre papel de algodão, 90 x 90 cm.

Serviço
Exposição: "15 Fotógrafos", coletiva com curadoria de Ian Duarte Lucas.
Datas e horários: Abertura dia 22 de agosto de 2017, terça-feira, às 19h. Em cartaz até 23 de setembro de 2017. De terça a sexta-feira, das 10h às 19h; sábado, das 11h às 17h.
Local: Verve Galeria | Rua Lisboa, 285 - Jardim Paulista, São Paulo.
Entrada livre e gratuita.