Vídeos

Voltar

Documentário conta parte da história de São Paulo através da Conservação de Esculturas em Espaços Públicos

A cidade de São Paulo acaba de receber um presente: 41 esculturas e monumentos históricos restaurados, após passarem por um minucioso período de limpeza e recuperação. 

As obras são assinadas por nomes icônicos da arte brasileira, e instaladas em regiões que são cartões postais da cidade, como a Praça da Sé, a Avenida Paulista e o Parque Ibirapuera.  O projeto foi patrocinado pela Bombril, e realizado pela Sequóia Produções, em parceria com o Ateliê Julio Moraes e apoio do Governo do Estado de São Paulo e da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo. Leia mais sobre o projeto.

Produto do projeto, o documentário "Conservação de Esculturas em Espaços Públicos"  reúne imagens do processo de restauro, entrevistas com os artistas criadores das obras, e narra a evolução histórica dos locais por onde passou a ação. Participam do documentário Caciporé Torres, Emanoel Araújo e Luiz Hermano, o chefe de restauração (Claudemir Ignacio), o curador do MAM (Felipe Chaimovich), a Coordenadora do DPH (Alice de Almeida Américo) e o produtor do projeto (Eduardo Lara Campos).

O filme foi dirigido pelo artista visual Rodrigo Kassab que atua como diretor de cinema, diretor de fotografia e fotógrafo. Kassab já expôs na Galeria Lume e morou em Paris de 2008 a 2011 para se dedicar exclusivamente à arte.

Após o lançamento, o documentário esta disponivel ao público, você pode assisti-lo a seguir:  

Outro produto do projeto é um catálogo fotográfico que foi lançado e distribuído no último dia 9 em um evento no MAM (Museu de Arte Moderna de São Paulo). A publicação documenta as esculturas e os locais por onde a ação passou e agora está disponível em e-book. Você pode adquiri-lo gratuitamente clicando aqui.